Colunistas Compartilhar
Rodrigo Rossoni

Propostas e controle da gestão municipal

Em 2016, os candidatos à Prefeitura de Florianópolis receberam da ACIF um documento com suas principais propostas e demandas do setor produtivo local. Neste ano, nosso Conselho foi novamente protagonista.

• Atualizado

Rodrigo Rossoni

Por Rodrigo Rossoni

Foto: Reprodução, Instagram/PMF
Foto: Reprodução, Instagram/PMF

Quando da criação de seu Conselho Permanente de Assuntos Políticos, em 2016, os candidatos à Prefeitura de Florianópolis receberam da ACIF um documento com suas principais propostas e demandas do setor produtivo local. Todos firmaram o compromisso – incluindo o atual chefe do Executivo, Gean Loureiro – de priorizar ações pautadas no desenvolvimento econômico e social da Capital, baseadas nas ações da administração pública.

Passados quatro anos e às vésperas de novas eleições, foi louvável chegar ao fim deste primeiro ciclo confrontando as proposições com as realizações da atual gestão, que encerra os trabalhos em 31 de dezembro. Gean analisou junto ao Conselho e diretores da entidade todas elas, ponto a ponto – com isso veio a satisfação de constatarmos que 80% do proposto foi cumprido em seu mandato.

Todo este procedimento conferiu um amadurecimento, tanto para a ACIF quanto para a sociedade civil organizada, aumentando sua participação para que transformações profundas sejam realizadas. Isso mostra que as entidades podem e devem contribuir com a gestão pública para projetos relevantes, a desburocratização e o apoio às empresas da Capital – este último item, uma questão social, que beneficia toda a população.

Neste ano, nosso Conselho Permanente de Assuntos Políticos foi novamente protagonista, desta vez com uma carta de propostas assinada por mais 21 entidades em torno de pautas comuns ao desenvolvimento. O processo fortalece ainda mais a ideia de que estas instituições devem expor suas demandas, mas também ser vigilantes no decorrer dos mandatos – tanto no Executivo quanto no Legislativo municipal. Um exemplo: a criação da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal, compromisso assumido pelo vereador Miltinho Barcelos antes mesmo da sua eleição.

A entidade continuará provocando, colaborando e, principalmente, exercendo o controle social e a crítica. Tudo pelas boas práticas de governança corporativa na administração pública, cobrando cada vez mais a atenção para que planos de Estado se desenvolvam com a devida prioridade, em detrimento aos planos de governo. É fundamental focar todos os esforços – públicos e privados – neste olhar, com o objetivo de a cidade tornar-se referência mundial. Uma Florianópolis inteligente, criativa e próspera.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.