Prefeitos de SC compartilham soluções para os desafios urbanos no Summit Cidades 2025
Encontro reúne lideranças nacionais para discutir o futuro dos municípios brasileiros
• Atualizado
Durante o Summit Cidades 2025, realizado em Florianópolis entre os dias 24 e 26 de junho, lideranças municipais de Santa Catarina se destacaram ao apresentar boas práticas e soluções inovadoras para os principais desafios enfrentados pelas cidades brasileiras. Entre os destaques, estiveram os prefeitos Robison Coelho (Itajaí), Vaguinho Espíndola (Criciúma) e Adriano Silva (Joinville), que compartilharam experiências bem-sucedidas nas áreas de mobilidade urbana, inovação na gestão pública, saúde e sustentabilidade.
Leia Mais
Robison Coelho (PL), prefeito de Itajaí, enfatizou a necessidade de investimentos em mobilidade para acompanhar o crescimento acelerado da cidade, um dos maiores da região Sul do Brasil. Durante sua participação, ele apresentou o Promobis, projeto regional que abrange 11 municípios da região da AMFRI e prevê obras estruturantes, como o túnel entre Itajaí e Navegantes. A iniciativa é a primeira operação consorciada do país voltada à mobilidade urbana.
Além da infraestrutura, Coelho destacou os avanços nas áreas de segurança pública, educação e saneamento. “Desde 2011, Itajaí não construía uma escola. Agora vamos construir cinco. Também já anunciamos R$ 60 milhões em investimentos em saneamento nos primeiros seis meses de gestão”, pontuou. O prefeito ainda explicou a contratação de servidores efetivos para reduzir a dependência de temporários e melhorar os indicadores previdenciários e educacionais do município.
Vaguinho Espíndola (PSD), prefeito de Criciúma, levou ao evento os resultados de uma gestão marcada por inovação e responsabilidade fiscal. Entre os destaques, apresentou o projeto de eletrificação da frota municipal, com mais de 100 carros elétricos adquiridos, gerando economia mensal de cerca de R$ 150 mil.
“O nosso planejamento estratégico começou em 2017 e já foi atualizado. Com isso, Criciúma passou a ter o menor percentual de gasto com folha entre cidades com mais de 100 mil habitantes: apenas 33,14%. Isso garante mais recursos para saúde, educação e infraestrutura”, explicou. Vaguinho também compartilhou experiências de gestão inspiradas na iniciativa privada, com foco em metas, resultados e indicadores de desempenho.
Adriano Silva (Novo), prefeito de Joinville, falou sobre o impacto da liberdade econômica na geração de receitas para o município e na desburocratização dos processos para empreendedores. “Criamos o tapete verde e amarelo para o empreendedor. Isso tem aumentado a arrecadação e a geração de empregos”, destacou.
Na área da saúde, o prefeito apresentou o método Wolbachia, tecnologia implementada para o combate à dengue, que reduziu os casos de 22 mil para 200 no primeiro trimestre de um ano para o outro. Adriano também relatou a experiência em missão internacional ao Japão e à China ao lado do governador Jorginho Mello, com o objetivo de atrair investimentos em infraestrutura. “Santa Catarina cresceu 7,5% no PIB, mas nossa infraestrutura precisa acompanhar esse ritmo. O contato com países asiáticos deixou ainda mais clara essa defasagem”, afirmou.
Prefeitos de SC compartilham soluções para os desafios urbanos no Summit Cidades 2025
A realização do evento segue a cargo da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina), além do apoio de diversas instituições que acreditam na transformação das cidades por meio do conhecimento.
O encontro vai discutir soluções e tendências que impactam diretamente o futuro das cidades. O Summit Cidades 2025 traz palestras, além de workshops, painéis e a principal feira de negócios do setor.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO