Bem-Viver Compartilhar
Floripa

Um pacto para construir o futuro

O Pacto Floripa é o plano de retomada do desenvolvimento pós-pandemia, liderado pela ACIF

• Atualizado

Rodrigo Rossoni

Por Rodrigo Rossoni

Foto: Prefeitura de Florianópolis, divulgação
Foto: Prefeitura de Florianópolis, divulgação

Como podemos imaginar a Capital catarinense daqui a 10 anos? Acredito que Florianópolis tem tudo para se tornar uma referência mundial nas mais diversas esferas, principalmente pelo caráter resiliente de seu povo, o que, vislumbro, será provado no cenário pós-pandemia.

Toda a sociedade civil organizada pode absorver muitos ensinamentos deste fatídico 2020 e enxergá-lo como uma oportunidade de construir uma base que nos deixará mais fortes, além de corrigir distorções e pavimentar um novo caminho. Pois é isso o que mais de 30 instituições catarinenses e da Grande Florianópolis realizam desde abril – um planejamento que contempla uma visão do que podemos nos transformar até 2030. Trata-se do Pacto Floripa.

Reunidos em quatro grupos de trabalho – Educação, Turismo, Tecnologia e Saúde e Bem-viver – entidades da sociedade civil organizada e membros do poder público se uniram para estabelecer o que Florianópolis – e Santa Catarina – podem realizar em um futuro diferente e mais próspero. Recém-lançado, o Pacto Floripa é resultado de um esforço de recuperação coletiva, elaborado junto à consultoria Falconi, referência nacional em gestão.

Temos o dever de aproveitar nossa vocação inovadora nas soluções para estes diferentes segmentos da economia, fatalmente interligados. A telemedicina, o ensino a distância e as experiências turísticas on-line são exemplos de como nosso estado pode estar à frente deste cenário de retomada. Talentos não nos faltam. E o resultado do Pacto Floripa, que pode ser conferido no site pacto.floripa.br, é um norte a ser seguido por outras cidades do Brasil. Por que não? Afinal, planejamento é tudo, ainda mais se desenhado por toda a sociedade civil organizada.

Na tecnologia, temos de fortalecer o setor e estruturar um programa acessível de formação profissional, além de maior apoio às startups, reduzindo a burocracia e articulando questões tributárias. O grupo técnico do turismo trouxe um plano de estímulo ao turismo regional e o fortalecimento de uma marca de cidade segura para o turista – essencial na sedimentação de uma melhor estrutura para, em um breve futuro, receber os visitantes estrangeiros. 

Protocolos de segurança em saúde, aliados a um hub para o segmento, têm todas as possibilidades de serem criados e transformados em referência internacional. O Pacto Floripa também prevê o ensino híbrido e estratégias para evitar a evasão escolar.

Vamos acelerar a retomada econômica, tornando Florianópolis e Santa Catarina locais que favorecem a competitividade das empresas – cada vez mais prósperas e em um ambiente de negócios ímpar.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.