Colunistas Compartilhar
Tatiana Tendo Tempo

Organizando a casa e a rotina dos idosos

A vida é feita de mudanças, e na velhice isso não é diferente.

• Atualizado

Tatiana Bozzano

Por Tatiana Bozzano

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A vida é feita de mudanças, e na velhice isso não é diferente. Por esse motivo, seguem algumas dicas que podem ser úteis para idosos se organizarem em casa, especialmente se morarem sozinhos ou com companheiros de idade semelhante.

RESPEITO E SENSIBILIDADE

Antes de tudo, lidar com as coisas alheias requer respeito e compreensão, e quando se trata de pessoas mais velhas, isso deve ser observado com um cuidado ainda maior. São pessoas que normalmente moram na mesma casa há muito tempo, que colecionam lembranças e possuem um grande apego à elas.

SIMPLIFIQUE A CASA

Costumamos guardar muitos objetos pela simples recordação que cada um deles nos trás, mas será que realmente continua fazendo sentido guardar cada uma dessas coisas? Veja se o que o idoso tem (e que não é usado) não poderia ter utilidade para outra pessoa que necessite mais do que ele. Pensem em retribuir essa bondade que foi recebida com outras pessoas. Mas atenção, o idoso precisa participar e aceitar qualquer tipo de desapego.

TODO ITEM PRECISA TER SEU LUGAR DEFINIDO, especialmente aqueles de uso frequente. Portanto, as chaves devem ter um lugar para ficarem, os remédios sempre no mesmo lugar assim como alimentos. Facilita a vida de quem mora na casa e de quem eventualmente precisa dar um apoio.

E como cada coisa precisa ter seu lugar, lembre-se que esse lugar precisa ser de fácil acesso: nem muito alto, nem muito baixo, visível e funcional.

FAÇA DA CASA, UM SANTUÁRIO

É imprescindível que o idoso veja sua casa como um lugar que reflete quem ele é, com as coisas que ele mais gosta, e que o deixem feliz diariamente.

AJUSTE A CASA PARA O MELHOR CONFORTO

O colchão comprado há alguns anos pode não ser o melhor hoje para a coluna do idoso. A cadeira do computador pode ser muito dura e não ter o encosto apropriado. Talvez seja preciso instalar um corrimão no banheiro, ou rampas nos degraus. Então, tome providências para que o idoso viva e se locomova em casa sem nenhum sacrifício. O mesmo conselho vale para providências mais simples, como ter um bom cobertor sempre ao alcance, uma manta sobre o sofá e boas meia de lã.

PRIORIZE A ACESSIBILIDADE

Na cozinha, deixe sempre à mão os utensílios usados diariamente. Por exemplo, se nem todos os copos são usados, guarde-os, deixando somente os de uso frequente na prateleira mais fácil. O mesmo vale para pratos, talheres, panelas. No banheiro, mantenha toalhas limpas e rolos de papel sobressalentes. Tudo o que puder fazer para facilitar o dia a dia do idoso deve ser feito.

ORGANIZE O INTERIOR DOS ARMÁRIOS DE FORMA PRÁTICA E LÓGICA

Organize o interior dos armários seguindo sempre a rotina do idoso. O que ele usa com frequência coloque na frente e na altura dos olhos e identifique as prateleiras. Se possível não utilize a parte superior dos armários, assim você previne acidentes evitando que o idoso suba em cadeiras e escadas. Se não for possível, deixe no alto apenas o que não é usado com frequência e coloque etiquetas bem grandes para melhor visualização.

FIQUE ATENTO À SEGURANÇA DA CASA

Cuide para que os tapetes tenham uma base emborrachada (ou não use mais tapetes). Se o idoso usa óculos, já pensou em deixar um par em cada cômodo, para ele nunca correr o risco de ficar sem? E quanto aos remédios, eles podem ser melhor organizados? Vale a pena separar uma hora durante a semana para organizar esses medicamentos direitinho e, ao longo dos dias, não precisar se preocupar com isso. Instale travas nas janelas e fechaduras extras. Você também pode instalar um alarme anti-roubo em casa, se se sentir mais seguro(a). Outra providência a tomar é com relação à disposição dos móveis, que muitas vezes podem facilitar acidentes.

ORGANIZE SUA ROTINA

Liste as tarefas do idoso e verifique o que precisa ser feito diariamente, semanalmente, mensalmente etc. Colocar essas tarefas no papel ajudam a aliviar um pouco a cabeça e a quantidade imensa de informações guardadas nela. Além disso, ter essas rotinas em papel dão mais tranquilidade, pois você sabe que não se esquecerá de nada. Você pode ter uma agenda e anotar tais tarefas nela, assim como seu compromissos, consultas médicas, programas de TV favoritos, aniversários, dentre outros.

A TENDOTEMPO quer saber, vocês estão gostando das dicas da coluna?

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.