O voluntariado como agente de transformação
Confira a coluna de Angelo Radavelli deste final de semana!
• Atualizado
Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra “Voluntário” significa aquele que age espontaneamente e deriva-se da vontade própria, de querer contribuir. São muitos exemplos de voluntariado que colaboram com o desenvolvimento social, econômico e sustentável dos municípios, dos estados e do Brasil.
Em cada comunidade, em todos os 5.570 municípios brasileiros, independentemente do seu tamanho, com certeza, há algum tipo de movimento voluntário. Seja um grupo de jovens de uma determinada religião, uma diretoria de Associação de Moradores, sejam mulheres que produzem algum tipo de produto para as famílias necessitadas, os empresários que dedicam-se às Associações Empresariais e as Câmaras de Dirigentes Lojistas.
Em tudo e em todos, há voluntariado.
São pessoas, assim como você e eu, que acreditam na prática do voluntariado como um agente de transformação na sociedade. Somente no município de Herval d’Oeste/SC conheço milhares de pessoas que vivem essa experiência de contribuição ao próximo pelo simples fato de amar, ajudar e entender que cada um pode colaborar com a evolução das pessoas, dos negócios, da comunidade sem uma troca financeira.
Durante minha vida, atuei em diversos movimentos, projetos e entidades que me fizeram entender o potencial de transformação da prática voluntária. É a troca sincera e honesta do nosso trabalho pelo sorriso de uma criança que recebeu um brinquedo no Dia das Crianças, de um pai de família que encontrou em uma cesta básica doada a alimentação da sua família, de um idoso que conseguiu ter as suas políticas públicas atendidas, de pessoas que têm as suas vidas transformadas por meio da dedicação de outros que vivem verdadeiramente o espírito da doação.
Em Santa Catarina, podemos destacar o projeto Rede Laço de Voluntariado que foi criado e mantido pelo Governo do Estado para conectar voluntários com entidades públicas e privadas, sem fins lucrativos, proporcionando laços de cooperação e solidariedade. Conheça mais pelo site: https://www.redelaco.sc.gov.br/.
No Brasil, o projeto Pátria Voluntária reúne pessoas de todo o território nacional disponível em colaborar com o próximo. O projeto, liderado pelo Governo Federal, está estruturado pelos pilares da Organização das Nações Unidas (ONU) por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Acesse o site e conheça: https://patriavoluntaria.org/pt-BR.
E aí na sua comunidade, qual está sendo o seu engajamento? Vamos colaborar com projetos voluntários? Se você não conhece iniciativas locais e deseja colaborar crie sua própria ação. Por exemplo, você que é professor e gosta de contar histórias, dedique um período da sua agenda para reunir as crianças e apresentar os encantos que uma história pode proporcionar na vida dos pequenos.
Você que atua como pedreiro, convide seus amigos e organizem a revitalização daquela escadaria que está com problemas estruturais e precisa de um apoio. Você que é médico, utilize as suas mídias sociais para produzir conteúdos relevantes para seu público como vídeos explicativos sobre sua área de atuação.
Assim, quando conseguirmos reunir o maior número possível de pessoas, construiremos um município, estado e um país mais forte por meio da prática voluntária dentro da Teoria da Tetra Hélice que possui as Pessoas no centro e em seu entorno, estrategicamente, o Poder Público, o Poder Privado, as Instituições de Ensino e Pesquisa e a Sociedade Civil Organizada.
Quer conversar mais sobre esse assunto? Envie seu e-mail para contato@angelojrradavelli ou encontre-me no Instagram (@angelojr_radavelli) para ampliarmos o diálogo.
Um forte abraço e lembre-se que #Tudoéoportunidade para evoluirmos com #Foconaspessoas.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO