O agronegócio catarinense sinaliza otimismo para 2021
O setor agrícola representou, em 2020, 34% do PIB – que são todas as riquezas produzidas pelo estado, e por 72% das exportações.
• Atualizado
Pra entender o dinamismo do agronegócio catarinense basta observar a produção do campo. O setor agrícola representou, em 2020, 34% do PIB – que são todas as riquezas produzidas pelo estado, e por 72% das exportações. E pra fazer esse mecanismo funcionar, as máquinas estão mais potentes, processos gerenciais robustos, os equipamentos industriais cada vez mais sofisticados, além de um exército de profissionais que aprendeu a viver sob essa nova realidade.
Apesar de estarmos diante um cenário totalmente incerto ainda, alguns movimentos sinalizam o otimismo do produtor rural. Por exemplo, as concessões de crédito rural aumentaram e o seguro dos bens da propriedade também. Esses números apresentados pelo sistema SICOOB revelam um campo mais esperançoso. E, ao que parece, ele está mesmo. Afinal, a área de concessão de crédito rural subiu 35% no país.
Carteira de seguros do agronegócio
No conjunto das instituições protegidas pelo SICOOB, o volume contratado nesses cinco meses bateu na casa dos 8 bilhões. E ainda pode subir muito mais. Outro movimento positivo celebrado pelo SICOOB é em relação à carteira de seguros do agronegócio catarinense que teve um crescimento de 42%. Foram mais de cinco mil apólices emitidas. Só aqui no Estado, o setor cresceu 27%, com mais de 12 mil produtores rurais segurados pelo SICOOB.
Apesar de todos os impactos sanitários e a grave crise hídrica que só começa a dar sinais de restabelecimento agora, o cenário para o calendário agrícola de 2021 é promissor. Enquanto muitos bancos fecham agências, criam dificuldades para acessar crédito, o processo estratégico do SICOOB é continuar próximo dos associados, afinal esse tem sido o papel do sistema: colocar dinheiro no mercado, com taxas acessíveis e juros baixos, para que o agricultor consiga produzir com o máximo de segurança.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO