Mulher raiz é a mulher do Agro
Hoje reverenciamos a genialidade dessas mulheres que ajudam a desenvolver o agro e a proteger suas famílias
• Atualizado
O número de mulheres dirigindo propriedades rurais no Brasil alcançou quase um milhão de pessoas. A partir do Censo Agropecuário de 2017, o IBGE identificou 947 mil mulheres responsáveis pela gestão de propriedades rurais, num universo de 5,07 milhões. A maioria está na região Nordeste (57%), seguida pelo Sudeste (14%), Norte (12%), Sul (11%) e Centro-Oeste, que concentra apenas 6% do universo de mulheres dirigentes.
Os dados foram obtidos a partir de um trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa e o IBGE, no âmbito de um Termo de Compromisso assinado entre as três instituições por intermédio do Programa Agro Mais Mulher. De acordo com a pesquisa, juntas, elas administram cerca de 30 milhões de hectares, o que corresponde apenas a 8,5% da área total ocupada pelos estabelecimentos rurais no país.
Do total geral de estabelecimentos identificados pelo Censo Agropecuário 2017 (5,07 milhões), as mulheres são proprietárias de 19% das propriedades. Entre essas proprietárias, 50% das atividades econômicas estão relacionadas à pecuária e a criação de outros animais; 32% à produção de lavouras temporárias e 11% à produção de lavouras permanentes.
Em Santa Catarina, só no cooperativismo, elas formam o maior percentual de associadas. Estão na liderança de propriedades, na gestão das próprias unidades, no envolvimento direto em formação, enfim, se tornaram essenciais na perpetuação do sistema. Atualmente elas formam um exército de 1,2 milhões de associados.
A essas guerreiras, que se reinventam todos os dias, fica aqui a nossa homenagem sincera. Hoje reverenciamos a genialidade dessas mulheres que ajudam a desenvolver o agro e a proteger suas famílias. Graças a eles vivemos bem, vivemos melhor e mais inspirados.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO