Clayton Ramos

Jornalista com 30 anos de carreira e apresentador do Tá Na Hora SC


Colunistas Compartilhar
Clayton Ramos

Morre Januário de Oliveira, um dos maiores narradores da história do rádio e televisão no Brasil

Profissional ficou conhecido por vários bordões que criou ao longo dos anos

• Atualizado

Por

Foto: Reprodução | Instagram
Foto: Reprodução | Instagram

O rádio e a tv no Brasil estão de luto. Morreu nesta segunda-feira (31), aos 81 anos, vítima de parada cardíaca, o ex-locutor Januário de Oliveira. Ele esteve internado por 11 dias para tratar de um quadro de pneumonia em um hospital particular de Natal-RN, cidade em que morava com a família nos últimos anos. O auge da carreira foi na TV Bandeirantes, onde criou inúmeros bordões do tipo:

  • “Taí o que você queria, bola rolando”
  • “Acha pouco, quer mais e vai à luta”
  • “Ele sabe que é disso, é disso que o povo gosta!”
  • “Tá lá um corpo estendido no chão”
  • “Cruel, muito cruel”
  • “Sinistro, mas é muito sinistro”
  • “E o goooooooooooool!”

O gaúcho natural de Alegrete, fez sim a alegria de muitas torcidas, e eternizou jogadores com apelidos que até hoje são lembrados com carinho. O atacante Valdeir, destaque do Botafogo no início dos anos 90, virou “Valdeir The Flash”. Sávio, prata da casa do Fla e que hoje mora em Florianópolis, virou o “Sávio, o Anjo Loiro”. Januário também trabalhou na Rádio Farroupilha e Rádio Cultura de Bagé, no Rio Grande do Sul. Depois foi para o Rio de Janeiro, onde atuou na Rádio Mauá, Rádio Nacional e rádio Globo. Uma grande perda na crônica esportiva brasileira.

Clubes lamentam

Por Estadão Conteúdo

Nascido em Alegrete, no Rio Grande do Sul, Januário de Oliveira começou a trabalhar ainda na década de 1950 e ficou no ar até 1998, quando se viu obrigado a parar de narrar devido à cegueira causada pela diabetes. Mantinha em Natal, onde vivia com a família, alguns projetos de locução esportiva. No estado gaúcho, Januário trabalhou nas rádios Farroupilha e Cultura de Begé. No Rio, passou pelas rádios Mauá, Nacional e Globo.

Os grandes clubes do Rio de Janeiro lamentaram, por meio de suas redes sociais, a morte de Januário de Oliveira. “Tricolor de coração, Januário foi o porta-voz de muitas emoções vividas pelos nossos torcedores. O clube deseja muita força aos amigos e familiares”, escreveu o Fluminense.

“Com tristeza recebemos a notícia do falecimento de Januário de Oliveira, um dos grandes locutores esportivos que este país já teve e que marcou gerações. Desejamos muita força aos familiares e amigos neste momento”, comentou o Vasco.

O Botafogo exaltou a “grande voz do esporte, que embalou gerações e presenteou os amantes do futebol com narrações memoráveis”, e o Flamengo, para lembrar as “boas lembranças” publicou a narração de Januário do gol de Sávio, em um Fla-Flu de 1994.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.