Mini Festival da Uvaia comemora o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável
Núcleo de Estudos em Gastronomia (NEG - IFSC) prepara o Mini Festival Gastronômico da Uvaia para comemorar o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável.
• Atualizado
A gastronomia pode desempenhar um importante papel no desenvolvimento sustentável do planeta, devido ao poder de estar ligada a áreas como a economia, ambiente e sociedade.
Vivemos num modelo de consumo onde os recursos naturais estão sendo ameaçados constantemente. Nossos oceanos, florestas e solos são explorados de formas insustentáveis. Nesse papel de preservação do Meio Ambiente, a gastronomia permeia o importante elo da cadeia produtiva, possibilitando a ligação do produtor, processador e até chegar ao consumidor final.
Dentro dos restaurantes espalhados pelo mundo afora, os chefs de cozinha estão cada vez mais transcendendo o “papel do cozinheiro”, e trazendo à tona a valorização cultural por meio do alimento. Questões principalmente interligadas através da geografia, do solo, dos costumes, da história, dos produtores locais, pela sustentabilidade dos recursos naturais e ainda na preservação e manutenção dos biomas.
O cenário de projeções mundiais, traz que em 2050, o mundo terá mais de 9 bilhões de pessoas. Em contra-senso, temos uma grande produção alimentar, que em sua grande maioria das vezes é desperdiçada. Cerca de um terço dos alimentos produzidos ainda são perdidos ou desperdiçados em todo planeta. Mais do que nunca precisamos ter produtores conhecedores, sendo verdadeiros cuidadores dos recursos naturais. Na outra ponta, necessitamos de consumidores engajados, e mais exigentes com as suas escolhas, iniciar pelo consumo do produto local e optar por alimentos da estação.
O Dia Mundial da Gastronomia Sustentável
Pensando em contribuir e chamar a atenção do mundo, a ONU, em 2016 estabeleceu em Assembleia Geral, o dia 18 de junho como a data para se comemorar. A ideia é de que uma atividade como agricultura, pesca ou preparação de alimentos, seja feita de maneira a não desperdiçar recursos naturais e que possa a vir continuar sendo elaborada no futuro sem prejudicar o meio ambiente ou a saúde.“ A gastronomia é uma expressão cultural relacionada à diversidade natural e cultural do mundo”
Preservação da Mata Atlântica
Pensando na comemoração do Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, o Núcleo de Estudos em Gastronomia (NEG) do Câmpus Florianópolis Continente do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, preparou para a data de 18 a 28 junho, uma ação com o foco na preservação da fruta nativa da Mata Atlântica, conhecida pelo nome de “Uvaia”.
A Mata Atlântica é a segunda maior floresta em extensão do Brasil, mas também um dos biomas que mais sofre com o desmatamento. Originalmente, a floresta ocupava 1,3 milhão de quilômetros quadrados — hoje restam apenas 7% da cobertura original, distribuídos em 17 estados.
Conhecendo a “Uvaia”
Fruta de característica “ácida”, o nome vem da origem tupi. Da família da “Mirtaceas”, é parente da jabuticaba e da pitanga, sendo polinizada principalmente por abelhas. De sabor intenso, normalmente, a sua utilização está relacionada em preparações gastronômicas a uso de sucos, sorvetes e geléias. Podendo ainda ser utilizada em doces, vinagres e kombuchas.
Mini Festival Gastronômico da Uvaia
Serão 10 dias de evento, entre 18 e 28 de junho, no formato on-line, onde a participação será realizada a partir da rede social do grupo @neg.ifsc.
Formato
A abertura oficial da programação acontecerá no dia 18 de junho às 19h via Web conferência com o III Seminário Gastronomia e Sustentabilidade: Uvaia – cultivo, usos e perspectivas de inserção na gastronomia. Durante este seminário serão abordados temas ligados à produção, comercialização e desenvolvimento de produtos gastronômicos a partir do uso da fruta nativa Uvaia.
Conforme relatado pela professora Flavia Baratieri Losso:
“Dando sequência à programação iniciaremos a Mostra de produtos e preparações gastronômicas desenvolvidas tanto pelos pelo NEG quanto pelos chefs de cozinha e cozinheiros parceiros desta ação. Através de nossa rede social apresentaremos o registro fotográfico das preparações desenvolvidas e o relato do processo criativo de cada um dos participantes.”
Estes profissionais da área da Gastronomia foram convidados, como chefs, cozinheiros, alunos do Curso Superior do Curso em Gastronomia (IFSC) e egressos, para apresentarem receitas a partir do uso da fruta nativa Uvaia.
Os participantes receberam do grupo (NEG) um kit com a fruta congelada, geleia e um drink realizado com a fruta, podendo elaborar de forma criativa, uma preparação empratada, como: uma entrada, prato principal ou sobremesa.
Apresentação e empratamento
Pensando ainda na valorização da apresentação e harmonia das preparações do mini festival, os participantes receberam pratos de cerâmica branca convencional industrial e outro de cerâmica artesanal de ceramistas da região.
O uso da cerâmica artesanal nesta ação de extensão alia-se à pesquisa coordenada pela professora Flavia Losso ,’Arte na Gastronomia: “O uso de peças em cerâmica artesanal enriquece a experiência à mesa?’, que poderá averiguar a influência deste utilitário no processo criativo dos cozinheiros.
O NEG é formado atualmente pelas professoras e pesquisadoras Alice Novaes Southgate, Fabiana Mortimer Amaral, Flavia Baratieri Losso e Mariana Ferreira Martelli, responsáveis pela organização e execução do mini festival com a parceria do fotógrafo Ed Andrade.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO