Melissa Amaral

Doutora e Mestre pelo PPGEGC/UFSC. Pós-doutoranda. Pesquisadora no grupo de pesquisa CoMovI em Sustentabilidade Organizacional, ESG, Empreendedorismo e Empoderamento da Mulher.


Colunistas Compartilhar
PROPÓSITO

Você sabe qual o propósito da sua empresa? E o teu propósito de vida? Eu demorei, mas encontrei o meu

"A felicidade é o sentido e o propósito da vida, sendo o único objetivo e a finalidade da nossa existência", (Aristóteles)

• Atualizado

Por

Você sabe qual o propósito da sua empresa? E o teu propósito de vida? Eu demorei, mas encontrei o meu | Foto: Canva/Reprodução
Você sabe qual o propósito da sua empresa? E o teu propósito de vida? Eu demorei, mas encontrei o meu | Foto: Canva/Reprodução

Durante muito tempo, eu busquei o meu propósito, e talvez você também esteja nessa busca. Descobri que propósito não é algo que a gente inventa; é algo que a gente reconhece. Ele está dentro de nós, adormecido, esperando ser despertado. Eu descobri meu propósito ao me conhecer melhor, depois de muita terapia, e ao trabalhar e pesquisar sobre ESG e Sustentabilidade Organizacional.

No mundo das empresas acontece o mesmo. O propósito é despertado quando se conhece melhor a empresa.

Propósito virou uma das palavras mais faladas do ambiente corporativo, e talvez, uma das menos compreendidas. Ele não deve ser somente um slogan bonito, nem uma frase inspiradora na parede da recepção.

O propósito é a razão pela qual a empresa existe além do lucro. É o que faz o coração de quem faz parte da organização bater mais forte. É o que conecta pessoas a um ideal coletivo. É o que dá sentido aos resultados e transforma negócios que deixam legado.

O que é propósito organizacional?

O propósito é a essência de uma empresa, aquilo que permanece quando tudo o mais muda. Ele traduz o impacto que o negócio quer deixar no mundo e para as próximas gerações.

Enquanto a missão olha para fora (o que a empresa faz e para quem faz), a visão é onde a empresa quer chegar e os valores são os princípios que guiam a empresa e esse lugar, o propósito olha para dentro (por que ela faz o que faz).

Missão é o quê. Visão é o onde. Valores são o como. Propósito é o porquê.

Quando uma organização encontra seu propósito, ela mobiliza pessoas, inspira decisões e cria uma cultura viva. O lucro passa a ser consequência (claro que o lucro é o mais importante e é o que devemos buscar sempre), mas a empresa com propósito não tem somente lucro, tem mais resultado.

Como descobrir o propósito da sua empresa

Nenhuma empresa nasce sem propósito, algumas apenas o esquecem no meio do caminho.

Ele está nas origens, nos valores, nos sonhos dos fundadores. Descobri-lo exige olhar para dentro, (re)conhecer a empresa novamente, e responder a perguntas que não cabem em planilhas e gráficos:

  • O que o mundo perderia se a nossa empresa deixasse de existir?
  • Que impacto queremos causar na vida das pessoas e do planeta?
  • O que nos move mesmo quando o lucro não é imediato?

Simon Sinek chama isso de Golden Circle, e explica que toda empresa sabe o que faz, algumas sabem como fazem, mas poucas sabem por que fazem.

Golden Circle (Simon Sinek, 2009)

Quando o porquê é claro, o como e o o quê ganham direção.

Propósito e ESG: o elo entre o discurso e a ação

Nenhum projeto ESG nasce genuíno sem propósito. É o propósito que define porque queremos cuidar do meio ambiente, porque valorizamos pessoas e porque escolhemos estruturar uma governança com gestão ética e transparente. Sem propósito, o ESG vira apenas uma sigla bonita, e não um compromisso.

Empresas com propósito entendem que sustentabilidade é coerência: entre o que se diz e o que se faz.

  • Ambiental: cuidar do planeta porque acreditamos em um futuro possível.
  • Social: cuidar das pessoas porque nelas está o verdadeiro valor.
  • Governança: cuidar da forma de gerir porque ética e a transparência são o alicerce.

O propósito é o que organiza o caos, dá sentido ao longo prazo e torna o ESG mais do que um projeto, a garantia de que a empresa vai deixar um legado.

Empresas com propósito pensam em futuro. Perguntam-se constantemente:

“O que deixaremos para as próximas gerações?”

Quando uma empresa, e as pessoas dentro dela, entendem o seu porquê, o trabalho ganha significado, as decisões se alinham e o impacto e o resultado se multiplicam.

Isso vale para o propósito da organização ou o de cada um de nós como seres humanos.

Propósito é como um fio invisível que conecta o que somos e o que fazemos hoje ao que deixaremos de legado amanhã.

Eu demorei, mas encontrei o meu.

E você? Já encontrou o seu?

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.