Por que é importante contratar Pessoas com Deficiência (PCDs)?
Muitas empresas não têm um processo seletivo inclusivo que incentive essas pessoas a se inscrever para a seleção.
• Atualizado
Umas das preocupações das empresas nos dias de hoje é a implantação de práticas que garantam a sustentabilidade do negócio por anos. Nas empresas familiares por exemplo, o fundador espera que os netos dos seus netos ainda estejam tocando o negócio. Nas grandes organizações de capital aberto, os acionistas querem um futuro longo e prospero para seu dinheiro.
Para que isso aconteça muitas empresas estão colocando em prática políticas para a preservação do meio ambiente e de excelência da gestão. No âmbito social, o que se tem visto são empresas preocupadas com a diversidade de seus colaboradores e a inclusão de todos e todas, com vistas a maior engajamento, bem-estar e diferencial competitivo. Fala-se muito em aumentar o número de mulheres em posições de liderança, capacitar pessoas negras e incluir as pessoas da comunidade LGBTQIA+.
Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos, de longo prazo, de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com uma ou mais barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Para saber mais sobre PCDs e capacitismo, leia minha coluna sobre o assunto aqui para o Portal SCC10.
As contratações de PCDs
Os motivos pelos quais muitas empresas não se empenham em contratar PCDs são vários, mas entendo que o principal é a falta de informação das empresas, da sociedade, das famílias de PCDs e das próprias pessoas com deficiência. Um problema que acontece, é que, a empresa divulga a vaga para PCD, mas não aparece nenhum no processo seletivo. O outro é que as empresas não têm um processo seletivo inclusivo que incentive essas pessoas a se inscrever para a seleção.
Em primeiro lugar deve-se saber que empresas com mais de 100 funcionários tem obrigação por lei (lei de cotas para PCDs, art. 93 da Lei nº 8.213/91), de ter uma parcela de seus cargos preenchidos por pessoas com deficiência.
Mas para além da lei, a empresa deve se interessar em superar alguns obstáculos e investir, pois pode existir a necessidade de adaptar instalações, processo seletivo, capacitar colaboradores, gestores e mudar a cultura da empresa.
A contratação de PCDs traz diversas vantagens:
- Uma empresa que valoriza a diversidade e inclusão, é uma empresa boa para todos trabalharem.
- Deixar o ambiente de trabalho acessível não beneficia apenas os colaboradores, mas clientes e fornecedores com deficiência.
- Deixa os colaboradores mais engajados.
- Contribui para a redução da rotatividade.
- O fomento da diversidade e investimento na inclusão geram benefícios para a empresa, melhorando o bem-estar dos colaboradores, a imagem da organização, aumentando a inovação e o lucro.
Lembrando que não é caridade.
É importante todos se conscientizarem que deixar a sociedade mais inclusiva, tirando de dentro de casa, trazendo inclusão e bem-estar, empoderando economicamente PCDs, coloca no mercado 17 milhões de potenciais consumidores que farão girar a economia e trazendo benefícios para todos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO