Melissa Amaral

Mestre e doutoranda pelo PPGEGC/UFSC. Pesquisadora no grupo CoMovI em Empreendedorismo, ESG, Diversidade nas Organizações e Empoderamento da Mulher.


Inclusão Compartilhar
Melissa Amaral

Pessoas com deficiência: por que e como incluir

Segundo o IBGE (2019), temos mais de 17 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, são quase 10% da nossa população

• Atualizado

Por

Foto: Reprodução/Blog Santa Causa
Foto: Reprodução/Blog Santa Causa

Hoje eu quero falar com você sobre as pessoas com deficiência, o capacitismo e a inclusão dessa parcela enorme da nossa população, que muitas vezes é esquecida inclusive quando tratamos sobre o tema diversidade. Precisamos falar sobre as pessoas com deficiência (PCDs) e por que é importante deixar de ser capacitista e incluir essas pessoas, não somente nas empresas, mas também na sociedade.

Não se utiliza mais os termos antigos como deficiente, PNE etc. porque a intenção foi adotar uma perspectiva mais humanizada que considera que estes indivíduos são, antes de tudo, PESSOAS.

Para ter uma ideia da importância da temática, segundo o IBGE (2019), temos mais de 17 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, são quase 10% da nossa população, que além das dificuldades diárias, as pessoas com deficiência enfrentam o capacitismo e ainda encontram barreiras na hora de estudar ou mesmo para conseguir emprego.

O que são PCDs?

Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos, de longo prazo, de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com uma ou mais barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

O que é Capacitismo?

O capacitismo acontece de diversas formas, desde comentários aparentemente inocentes até a discriminação consciente, que tem a intenção de excluir ou ofender.

Vou citar alguns exemplos, pois na maioria das vezes as pessoas não se dão conta que estão sendo capacitistas.

  • Quando alguém se oferece para ajudar quando a PCD não pediu ajuda;
  • Quando alguém se refere à pessoa com deficiência como inválido ou excepcional;
  • Quando alguém acha que a PCD é incapaz de trabalhar ou ter independência na sua vida;
  • Se alguém fica surpreso porque uma pessoa com deficiência concluiu a graduação (a pós, o doutorado): Nossa, olha que incrível que você tenha conseguido isso nas suas condições!

Resumindo:

“Capacitismo é um conjunto de atitudes e falas preconceituosas que discriminam e subestimam a capacidade das pessoas com deficiências ou neurodivergentes, apenas pela sua aparência.”

O capacitismo ocorre porque algumas pessoas não entendem ou não aceitam que as PCDs podem levar a vida, estudar ou atuar profissionalmente como qualquer outra pessoa.

Nas organizações, a inclusão de pessoas com deficiência também é um grande desafio em função das dúvidas e falta de informação, que tanto a empresa quanto os candidatos PCDs encontram, mesmo sendo lei. Ao decidir contratar PCDs as empresas enfrentam dificuldades, e existe a necessidade de adaptar o processo seletivo, mudando a mentalidade e a cultura da empresa, ou seja, não é fácil e há um caminho longo a ser percorrido nesse sentido.

Temos que nos conscientizar que depende de nós como sociedade criar um ambiente mais inclusivo que retire essas pessoas de dentro de casa e que faça com que eles se sintam bem, incluídos e felizes nos mais diversos ambientes da vida. Lembrando sempre que “a deficiência em si não é doença”, e o PCD “não é uma pessoa especial” e sim um ser humano igual a todos nós.

#FICAADICA:

O contrário de uma pessoa COM deficiência não é uma pessoa normal e sim uma pessoa SEM deficiência.

Abaixo algumas dicas para os gestores das empresas que querem incluir PCDs no seu quadro de colaboradores:

  1. Crie um programa de planejamento de inclusão e defina o responsável.
  2. Preste atenção na cultura da sua empresa e perceba se é capacitista.
  3. Conscientize e capacite lideranças e colaboradores.
  4. Faca com que suas instalações sejam acessíveis.
  5. Desenhe um processo de seleção inclusivo.
  6. Recrute PCDs.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.