Governança corporativa: por que a sua empresa precisa dela?
Prática pode auxiliar sua empresa a crescer e permanecer por muito tempo no mercado
• Atualizado
Muita gente acha que é um bicho de sete cabeças, mas a governança corporativa é essencial para o sucesso da sua, da minha, de qualquer empresa.
Adotar práticas de governança vão ao encontro dos interesses dos sócios, dos gestores, dos colaboradores, dos fornecedores, dos clientes, e demais partes que tenham interesse na empresa. Essas práticas contribuem para que o negócio seja sustentável, ou seja, tenha longevidade com saúde.
As práticas de governança corporativa no Brasil começaram a ser utilizadas nos anos 1990, como a criação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) que lançou o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa. Desde então, vem sendo atualizado e seguido por empresas que querem melhorar os processos de gestão e monitoramento e garantir sua sustentabilidade.
>> Para mais conteúdos, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Atualmente, a governança corporativa está ainda mais em voga, pois faz parte do ESG (Environment, Social e Governance), um conjunto de padrões e boas práticas que define se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. Para quem quiser saber mais sobre ESG, eu abordei esse tema em outra coluna aqui no Portal SCC10: ESG: a sigla que pretende, e pode, sim, mudar o mundo, dá uma olhadinha lá!
Governança corporativa (GC) é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas (IBGC, 2021).
Mas você deve estar pensando: Ah! Mas isso só se aplica para grandes organizações.
NÃO! Pequenas e médias empresas podem e devem implementar as práticas na sua rotina pois além de garantir a confiabilidade dos resultados, é uma forma de GOVERNAR, de gerir sua empresa e trazer benefícios como: crescimento ordenado, organização e perenidade ao negócio.
São princípios da GC:
- Transparência: disponibilizar as partes interessadas as informações que sejam do seu interesse.
- Equidade: tratamento justo e equânime a todos.
- Prestação de contas: ter clareza das ações e dos resultados, assumindo as consequências e resolvendo rapidamente os problemas.
- Responsabilidade Corporativa: a viabilidade econômico-financeira é importantíssima, mas também deve-se levar em conta, de acordo com cada empresa, os diversos aspectos (financeiro, humano, social, etc.) a curto, médio e longo prazos.
E quais os benefícios?
- Rápida tomada de decisão e melhor desempenho.
- Fácil acesso a informações.
- Boa comunicação entre as partes interessadas (stakeholders).
- Agilidade para agir, em especial em momentos de crise.
Além disso, evita conflitos desnecessários, valoriza a imagem da empresa, atrai talentos e investidores, desenvolve um relacionamento forte com os clientes, aumenta o valor da empresa, além de melhorar a competitividade.
E então, o que você acha? A sua empresa precisa adotar as práticas de Governança Corporativa?
Se você quer crescer e permanecer por muito tempo no mercado, a sua resposta tem que ser: SIM!
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO