Melissa Amaral

Mestre e doutoranda pelo PPGEGC/UFSC. Pesquisadora no grupo CoMovI em Empreendedorismo, ESG, Diversidade nas Organizações e Empoderamento da Mulher.


Melissa Amaral Compartilhar
Melissa Amaral

Empresário e empreendedor são a mesma coisa?

Não são. Mas é possível um empresário se tornar empreendedor?

• Atualizado

Por

Foto: Freepink/ Reprodução/ Banco de Imagens
Foto: Freepink/ Reprodução/ Banco de Imagens


Muita gente confunde empreendedor com empresário e pensa que são sinônimos, mas não são. Nem todo empresário é um empreendedor e nem todo empreendedor é empresário. Só que o negócio precisa desses dois perfis para se perpetuar.

Tanto o empresário quanto o empreendedor normalmente são associados a mesma coisa, mas na prática existe sim distinção entre eles. Se fosse resumir em uma frase, empresário é a profissão e empreendedor é comportamento. 

Existem empreendedores que são empresários medíocres e empresários que não empreendem nem na sua vida pessoal. E poucas pessoas conseguem o melhor dos dois mundos, ser um grande empreendedor e um empresário competente.

O empresário tem a função de gerenciar a empresa trazendo lucro e a fazendo crescer. Ele precisa ter habilidades administrativas, financeiras, saber de gestão de pessoas, planejamento, marketing, etc. É mais organizado e paciente, atento aos detalhes do negócio e precisa resolver problemas além de ter capacidade de adaptação as mudanças do mercado.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram Facebook.

Ser empresário tem a ver com se capacitar tecnicamente e focar no dia a dia da empresa. Para ser empresário precisa existir a empresa. Ser empreendedor nem sempre exige abrir um negócio, pois o empreendedorismo está ligado ao comportamento, a pessoa pode empreender na sua vida, como colaborador de uma empresa (intraempreendedor) ou, em seu próprio negócio.

O empreendedor identifica oportunidades, é criativo e inovador. Motivado, ele assume riscos e está sempre a frente, buscando oportunidades e soluções com muita visão de futuro. O empreendedor tem características diferenciadas e um nível de autoconfiança acima da média, às vezes parecem arrogantes, mas é apenas o seu jeito visionário e apressado que passa essa impressão.

Mas é possível um empreendedor buscar conhecimento empresarial ou um empresário desenvolver suas competências empreendedoras?

Claro que é, porém dificilmente uma pessoa consegue unir os dois papeis com maestria. Tudo na vida necessita tempo e dedicação. É como a pessoa que aprende a tocar piano de ouvido e o outro que mal sabe o que é a escala musical, mas com esforço e dedicação pode até superar aquele que nasceu com o dom.

É claro que, quem nasce empreendedor ou quem desde sempre é mais organizado e gosta de números vai ter mais facilidade e desenvoltura do que os que desenvolvem durante a vida. Algumas pessoas começam a empresa empreendendo e inovando e com a necessidade, aos poucos vão aperfeiçoando sua veia empresarial, isso acontece muito.

Tá, vocês devem estar pensando, qual dos dois perfis é mais importante no negócio. Eu te respondo rapidinho: OS DOIS.

A sustentabilidade de uma empresa necessita de diversas pessoas com níveis diferentes desses dois perfis. As inovações e soluções que o empreendedor traz agregadas a figura do empresário que mantém saudável, consolida e perpetua a empresa. É a diversidade mais uma vez trazendo benefícios para o negócio.


Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.