Autorresponsabilidade: como assumir o controle e crescer pessoal e profissionalmente
Assumir a responsabilidade pelas atitudes e suas consequências têm um impacto muito positivo na vida das pessoas.
• Atualizado
Já falei aqui na coluna sobre a culpa da vítima e a falácia da hipótese do mundo justo. Quando estava relendo me ocorreu que são coisas diferentes de culpar os outros pelas consequências dos seus atos, então, vejo que é importante refletir sobre autorresponsabilidade. Uma coisa é a pessoa ser vítima, a outra é se fazer de vítima. Já vi muitas situações em que pessoas culpavam o outro, mesmo podendo ter feito diferente e eu mesma já culpei (e às vezes ainda culpo) o mundo por coisas que aconteciam na minha vida. Sei como é difícil apontar o dedo para si mesmo. Mesmo não sendo fácil precisamos crescer e amadurecer não é mesmo? Mas o que é autorresponsabilidade?
Autorresponsabilidade é a capacidade que as pessoas têm de assumir responsabilidade pelo que acontece em suas vidas, sejam coisas boas ou ruins. Assumir a responsabilidade pelas atitudes e suas consequências têm um impacto muito positivo na vida das pessoas, trazendo mais maturidade e ajudando-as a chegar ao sucesso.
Pessoas felizes e pessoas de sucesso assumem seus atos e as consequências deles.
A autorresponsabilidade deve ser desenvolvida tanto no aspecto pessoal como no profissional, e os benefícios são incalculáveis, e vão desde redução de conflitos, e diminuição das frustrações até aumento da performance e de resultados e oportunidades de crescimento profissional. No caso do empreendedorismo a autorresponsabilidade do empreendedor é fator decisivo para o sucesso ou fracasso do negócio.
A autorresponsabilidade é um dos principais fatores para que as pessoas assumam as rédeas a sua vida e se relaciona intimamente com a maturidade. Quanto mais madura a pessoa é maior a sua autorresponsabilidade.
Mas como exercitar a autorresponsabilidade na sua vida?
– desenvolva o autoconhecimento;
– avalie suas atitudes e comportamentos e identifique onde você está colocando a culpa em outra pessoa pelas consequências;
– crie autoconsciência, viva no momento presente e perceba quando você age assim, pois a mudança tem que ser de dentro para fora, e depende muito da sua vontade de mudar;
– tenha uma visão sistêmica da sua vida, avalie todos os setores e se possível pratique um “olhar de fora” como se estivesse vendo a vida de outra pessoa, isso ajuda a se enxergar melhor;
– discipline-se para agir diferente;
– aperfeiçoe a sua inteligência emocional;
– pare de reclamar e se fazer de vítima;
– estabeleça metas e foque nos resultados;
– perceba que a sua vida está andando para frente e COMEMORE!
O livro O Poder da Autorresponsabilidade de Paulo Vieira traz as 6 leis da autorresponsabilidade que deveriam ser um mantra no dia a dia de todos nós:
- Se é para criticar os outros, cale-se;
- Se é para reclamar, dê sugestão;
- Se é para buscar culpados, busque solução;
- Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor;
- Se é para justificar seus erros, aprenda com eles;
- Se é para julgar as pessoas, julgue suas atitudes.
Fonte: Vieira, P. O poder da autorresponsabilidade: A ferramenta comprovada que gera alta performance e resultados em pouco tempo. 7ª ed. São Paulo: Gente, 2017.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO