Melissa Amaral

Mestre e doutoranda pelo PPGEGC/UFSC. Pesquisadora no grupo CoMovI em Empreendedorismo, ESG, Diversidade nas Organizações e Empoderamento da Mulher.


Colunistas Compartilhar
Melissa Amaral

A importância da presença de mulheres nos espaços de poder

O exemplo da Presidente da OAB/SC Cláudia Prudêncio

• Atualizado

Por

Foto: Laís Lacombe | Reprodução.
Foto: Laís Lacombe | Reprodução.

O ano começou feliz para quem acredita em uma sociedade mais justa e equânime. Logo no dia 1º de janeiro, uma mulher tomou posse como a primeira presidente da OAB de Santa Catarina em 89 anos, ou seja, desde a fundação da entidade. Esse feito foi conseguido por meio de políticas publicas? Foi por sorte? Não caros leitores. Foi conseguido com muito suor e trabalho duro e esse trabalho foi tão bom que foi reconhecido pela maioria dos advogados e advogadas catarinenses.

Cláudia Prudêncio além de advogada renomada, mulher e mãe, é professora na UNISUL e na Escola Superior de Advocacia-ESA, foi presidente da CAASC até dezembro de 2020 e já fez parte de diversas comissões na OAB/SC. Mas você deve estar se perguntando por que eu estou falando dela aqui na coluna.

Em primeiro lugar para parabenizá-la e mais uma vez demonstrar minha satisfação de ter uma mulher presidindo uma das instituições mais importantes do estado. Mas principalmente porque o fato de termos uma mulher na presidência da OAB/SC vai ao encontro do que eu acredito. Eu creio que uma das formas mais importantes de conseguirmos uma sociedade onde homens e mulheres convivam com igualdade de direitos e oportunidades é termos mais mulheres nos espaços de poder.

Precisamos de mais Senadoras, Desembargadoras, Governadoras, Vereadoras, Empreendedoras, Jornalistas, Presidentes de entidades de classe, Pessoas que formem opinião, Reitoras, Filósofas, Engenheiras, enfim… É empoderando mulheres que contribuiremos para um mundo melhor.

E falando em contribuir para um mundo melhor, essa foi a minha batalha pessoal em 2021. E uma das formas que encontrei de contribuir esse ano que passou, foi estar junto com o SCC na campanha POR ELAS! Você pode, Nós podemos. Campanha institucional do SCC pelo empoderamento das mulheres como uma das formas de combate a violência que iniciou em outubro do ano passado e irá até março de 2022.

Na campanha POR ELAS, o papel da informação está sendo fundamental.

O SCC vem fazendo isso muito bem não somente com reportagens sobre os crimes contra a mulher, mas, principalmente trazendo esclarecimentos sobre o que e quais são os tipos de violência e como as mulheres podem se empoderar para enfrentá-las, porque o empoderamento pode ser uma forma eficaz para o combate a qualquer tipo de violência, em especial a doméstica.

Como diz o presidente do SCC Roberto Rogerio do Amaral: “Somente com o Empoderamento da Mulher através de oportunidades de emprego, incentivo à diversidade na gestão das empresas, mecanismos de proteção relativos a coibir a violência doméstica tornaremos a parceria mais justa!”

E é por isso que exemplos como o da Cláudia Prudêncio são tão especiais.

Porque o fato de ela ter chegado ao cargo máximo de uma instituição como a OAB/SC, vai incentivar centenas, ou mesmo milhares de outras mulheres a ter como meta chegar muito mais longe do que suas avós sequer imaginaram. Essas mulheres vão se espelhar em mulheres como Cláudia Prudêncio e vão trabalhar ainda mais duro, vão se especializar mais, porque sabem que se fizerem isso vão ter a chance de conseguir a promoção que almejam, e que essa promoção será baseada nas suas competências e não no seu gênero.  

Como entusiasta da causa das mulheres só me resta agradecer a Presidente Cláudia e aos advogados e advogadas de Santa Catarina pelo exemplo e pelo que isso irá refletir nas próximas gerações.

Obrigada.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.