Você já ouviu falar em turismo de moda para lojistas?
Santa Catarina se destaca como um dos principais polos desse segmento
• Atualizado
Em 2023, o setor de moda no Brasil movimentou aproximadamente R$ 222 bilhões, o que representa um aumento de quase 6,8% ao ano anterior, segundo o portal Central do Varejo. Outro dado que chama a atenção nessa área é com relação à abertura de micro, pequenas e médias empresas que, de acordo com o Sebrae, 97,5% dos CNPJ´s ativos são da área da moda.
Só em Santa Catarina existem mais de dez mil empresas no setor da moda. Muitas delas concentradas em cidades como Blumenau, Joinville, Brusque, Criciúma e que oferecem estrutura para atender toda a procura.
É a partir desse cenário que surge o turismo de moda, que consiste em realizar o translado de lojistas – ou apenas das encomendas – da moda do varejo para os polos atacadistas. “Otimizamos o tempo dos empresários da moda. Uma vez entendida a necessidade do cliente, reduzimos custos nas demandas de compras e trazemos os produtos para os pontos de venda”, explica Aline Rubick, diretora da RA Turismo de Moda.
Aline e o marido Renato atuam no ramo da moda desde 2010. Tinham uma loja de roupas na época e sabiam exatamente as dores e as necessidades dos lojistas. Foi aí que juntos criaram a empresa que atua diretamente com turismo de moda, que hoje já conta com cem lojistas cadastrados em Santa Catarina. “Os atendimentos são diários, através de consultorias, assessoria via WhatsApp e pessoalmente com entregas de pedidos. As viagens são semanais para o norte e sul do estado, em média três viagens por semana, bate e volta”, explica.
Aline ainda destaca outros pontos importantes desse segmento para os lojistas. “Os empreendedores da moda ainda têm participação em feiras, eventos, lançamentos de coleções, acesso às tendências e até fazer visitas técnicas a fábricas e showrooms”.
Quer conhecer mais sobre o trabalho de uma empresa de turismo de moda? Acompanhe o Instagram da @raturismodemoda
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO