Maria Ester

Jornalista, apresentadora do SBT Meio-dia e especialista em Gestão de Comunicação.


Maria Ester Compartilhar
Maria Ester

Um lar para Claudinha

Cláudia, hoje com 24 anos, tem limitações que afetam sua saúde física, emocional e mental

• Atualizado

Por

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Aos seis anos de idade, Claudia Maria Cravo chegou em Santa Catarina. Foi acolhida no orfanato Casa de Cáritas, em São José. Na época se encontrava acamada, alimentava-se por sonda e respirava através da oxigenoterapia.

Claudinha nasceu saudável e sem deficiência física, mas devido a uma infância com muitos desafios e conflitos no contexto familiar teve sua proteção negligenciada, o que dificultou seu desenvolvimento físico, mental, social e econômico. Estas adversidades ocasionaram graves problemas de saúde, que conforme avaliação médica, Claudinha teria baixa expectativa de vida e possibilidade de ficar tetraplégica. 

Diante de um quadro de saúde complexo Claudinha passou por momentos de fragilidade quanto ao seu futuro, felizmente sua história de vida com o decorrer dos anos percorreu outro caminho, o da esperança e fé em Deus, pois com a intervenção socioassistencial durante anos por meio dos diretores da Casa de Cáritas foram realizadas diversas ações e eventos para reverter a situação de vulnerabilidade social e de saúde em que se encontrava Cláudia.

As estratégias de intervenção na vida daquela criança possibilitaram a realização de seis cirurgias no estado do Paraná, que foram realizadas no Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba. Durante todos esses anos as constantes sessões de fisioterapia, realizadas até os dias atuais possibilitaram uma evolução no quadro de saúde de Claudia, ela utiliza, esporadicamente, dispositivos auxiliares que são as muletas para deambular, o que requer uma quantidade moderada de força, equilíbrio e coordenação dos membros superiores e inferiores. 

Por questões de vulnerabilidade social e situações difíceis ocorridas durante a infância de Cláudia, ela desenvolveu do ponto de vista neuropsicomotor importantes limitações que afetam sua saúde física, emocional e mental. 

Apesar de todos os desafios, Cláudia, uma jovem de 24 anos, conseguiu com o apoio de muita gente o título de graduação em pedagogia. Por conta da sua atual condição socioeconômica e familiar, mesmo recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não possui outras fontes de renda e depende 100% dos projetos socioassistenciais desenvolvidos no Centro Espírita Casa de Cáritas. 

Claudinha precisa de um LAR e, por meio do apoio, mais uma vez, de cada um de vocês, tenho certeza que ela conseguirá. Ela precisa de nós e juntos vamos fazer a diferença na vida de uma jovem com tantos sonhos a se realizar. Neste link, uma vakinha foi feita para doações.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.