Maria Ester

Jornalista, apresentadora do SBT Meio-dia e especialista em Gestão de Comunicação.


Maria Ester Compartilhar
Ameaça para a saúde

Inteligência artificial X cérebro humano: saiba quais os impactos da tecnologia na mente

IA pode potencializar os transtornos causados pelas redes sociais

• Atualizado

Por

Foto: Freepik | Banco de Imagens
Foto: Freepik | Banco de Imagens

A Inteligência Artificial é um dos temas mais debatidos do mundo, com o surgimento de novas tecnologias de IA e o investimento de algumas das maiores empresas do mundo no setor ela apresentou um crescimento exponencial nos últimos meses, o que gerou o temor por parte de alguns especialistas sobre as suas consequências.

Recentemente, empresários do mundo inteiro, incluindo Elon Musk, assinaram uma carta aberta pedindo uma pausa do desenvolvimento de Inteligência Artificial para uma melhor regulação da tecnologia, ao mesmo tempo em que empresas como Adobe, Google e Microsoft injetam bilhões na área. Mas afinal, quais são os reais impactos da IA, não só na sociedade como um todo, mas no nosso cérebro?

Segundo o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o desenvolvimento e popularização da Inteligência Artificial no mundo é uma grande ameaça para a saúde mental da população podendo ser um catalisador de transtornos.

“O desenvolvimento da Inteligência Artificial deve continuar pois traz inúmeros benefícios, como a melhoria de tratamentos de saúde, prevenção de fraudes, otimização de processos e melhoria da qualidade de vida, no entanto, ela deve ser mediada para evitar-se excessos e sua má utilização”.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela

“A tecnologia já impacta negativamente o nosso cérebro, defendo há anos que o uso desenfreado de redes sociais é um fator decisivo para desencadear uma série de transtornos, como ansiedade, depressão, narcisismo patológico, falta de foco, entre outros, agora com a IA esse processo será potencializado”, destaca Agrela.

O uso dessas ferramentas cria uma desconexão com a realidade, que formata o cérebro para um funcionamento prejudicial e gera transtornos perigosos. “Um movimento como esse não é individual, ele ocorre globalmente e pode sim impactar a sociedade como um todo”, afirma Fabiano.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.