Maria Ester

Jornalista, apresentadora do SBT Meio-dia e especialista em Gestão de Comunicação.


Maria Ester Compartilhar
Maria Ester

FEMUSC segue com espetáculos que vão de ópera à MPB

O Festival Internacional de Música de Santa Catarina vai até o dia 28 de janeiro, em Jaraguá do Sul

• Atualizado

Por

Foto: Diego Redel e Chan/WeArt
Foto: Diego Redel e Chan/WeArt

O FEMUSC é o maior festival-escola da América Latina. Em sua 18ª edição, que deve ser a maior da história do festival, os organizadores prepararam uma programação que promove o encontro do estilo clássico com o popular. No total, o evento recebe cerca de 900 músicos de 27 países e 17 estados brasileiros.

Um dos grandes destaques deste ano é a montagem de três óperas, especialmente para o evento. No dia 13 de janeiro, a encenação da obra “A Paixão Segundo São Mateus” (Passio Domini nostri Jesu Christi secundum Evangelistam Matthaeum), uma das mais importantes contribuições de J. S. Bach, abre a série de apresentações.  Considerada como uma das mais extraordinárias obras sacras de todos os tempos, foi escrita em 1727 para ser apresentada na Sexta-Feira Santa, na Igreja de Leipzig. O espetáculo terá direção de cena da cantora soprano dramático, atriz e professora Céline Imbert de Figueiredo e participação de  Jabez Lima (Evangelista Matheus); Alvarenga Diniz (Jesus); Lorena Millar (Maria Madalena) e Yunuen Flores (Maria). O programa conta ainda com as participações do Coral e da Orquestra Barroca do FEMUSC e do coral infantil do Femusckinho.

Já no dia 20 de janeiro, o público poderá assistir à Ópera “As verdades de Orfeu”, com música de Claudio Monteverdi e Cristoph Willibald Gluck.  Com direção de cena da mezzo-soprano argentina Raquel Winnica Young e Luis Antonio Gonzalez na direção musical. “As verdades de Orfeu” será apresentada em suas duas versões. A versão de Claudio Monteverdi (1600), foi a primeira ópera e conta a lenda grega onde o apaixonado e desolado herói desce ao inferno para buscar sua noiva falecida, Euridice. Já a versão de Christoph Gluck termina a história com a execução de Trionfi Amore!, uma das mais lindas melodias da música erudita.

A terceira ópera “Hansel & Gretel”, do compositor alemão Engelbert Humperdinck (1854–1921) promete agradar adultos e crianças no dia 27 de janeiro. Inspirada no célebre conto de fadas dos Irmãos Grimm, detalha  a famosa história de João e Maria. O espetáculo terá direção de Harry Silverstein, que vem dos EUA ao FEMUSC exclusivamente para esta produção. A direção musical é de André Santos.

Outro ponto alto do FEMUSC é o show de MPB intitulado “Tenho Sede”, que acontece neste sábado, dia 14, às 20h30, no Teatro SCAR, com transmissão ao vivo para todo o Brasil. Com as presenças de Jane Duboc,  Renato Borghetti, e alunos da MPB, o encontro traz canções de Gonzaguinha, Dominguinhos, Dorival Caymmi e Tom Jobim. Em comum, todas as canções vão falar sobre a água, esse recurso natural tão importante que precisa ser preservado, chamando atenção do público para o tema sustentabilidade.

Mais um momento emocionante desta edição deve ser o “Concerto das Nações”, no qual músicos de diferentes nacionalidades sobem ao palco enaltecendo a própria cultura, mostrando que a arte é capaz de unir povos e ajudar a semear a paz. Ele está programado para a segunda – feira, dia 16, a partir das 20h30.

Ingressos

No total, serão aproximadamente 200 apresentações, todas gratuitas, mediante retirada antecipada dos ingressos, distribuídos sempre 48 horas antes de cada concerto. Os espetáculos principais são transmitidos ao vivo, em alta definição, pelo canal do YouTube do Festival. Para conhecer a programação completa, basta clicar neste link.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.