Mapa dos Queijos Tradicionais Brasileiros
"Santa Catarina possui 15.221 famílias produtoras de queijo artesanal. Muitos catarinenses não conhecem todos os tipos de queijos artesanais produzidos no Estado"
• Atualizado
Atualmente o Brasil vem passando por um momento de identificação de mapeamento dos queijos artesanais, um trabalho recentemente realizado pela Slow Food, contendo um Mapa dos Queijos Tradicionais Brasileiros com a identificação em cada região demonstra as potencialidades do país no segmento. Em um vasto território de condições continentais sua rica e variedade diversidade cultural, climas e biomas tem em sua mistura ingredientes perfeitos para realizar os melhores queijos do mundo.
Para Michelle Carvalho, consultora e pesquisadora em queijos artesanais, “Santa Catarina possui 15.221 famílias produtoras de queijo artesanal. Muitos catarinenses não conhecem todos os tipos de queijos artesanais produzidos no Estado e muitos queijos de diversas microrregiões já se extinguiram porque não conseguiram se perpetuar nas gerações posteriores em virtude de legislações incompatíveis com a produção artesanal. O olhar para o desenvolvimento deste produto não pode mais ser adiado, é um patrimônio catarinense, com exemplares que ainda podem ser salvos da extinção, de produtores que ainda resistem”.
O mercado em ascensão dos queijos artesanais está caminhando para a disseminação de novos produtos. A valorização da tradição cultural do saber-fazer do seu povo através da expansão do consumo de diferentes tipos de queijos fora da sua área de produção, vem reforçar a identidade dos pequenos produtores. É nessa dinâmica de identificação e valorização que perpetua a tradição, pois assim é transmitida através das gerações de um determinado grupo de produtores artesanais.
Ter políticas públicas para o fomento e desenvolvimento dos queijos, vai muito além de propiciar o prazer aos comensais. A tradição e sustento no campo do produtor está diretamente relacionada à legalização do mercado de queijos artesanais e a sua valorização do setor.
Prêmio Queijo Brasil
O mais importante e maior concurso de queijos artesanais do país “Prêmio Queijo Brasil” vem corroborando neste sentido, o concurso é organizado pela COMERQUEIJO “ Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros”. É uma associação sem fins lucrativos que visa incentivar os pequenos produtores a melhorarem continuamente os seus queijos. O corpo de jurados é formado por especialistas na área, chefs de cozinha e jornalistas de diferentes partes do país. Os critérios técnicos estabelecidos são: Aspectos/Aparência, Olfato/Aromas, Textura, Sabor/Sabor final.
Todo queijo inscrito para o concurso é realizado um retorno para o produtor, independente do resultado obtido. A finalidade é proporcionar uma troca de experiências entre o produtor, jurados e consequentemente utilizar deste conhecimento adquirido através do concurso para beneficiar o produtor. que automaticamente será revertido aos consumidores.
A premiação é composta e dividida em: Bronze, Prata, Ouro e Super Ouro sendo o ganhador de todas as categorias.
Queijo Colonial: conheça os Queijos Artesanais e Coloniais produzidos em Santa Catarina
Queijo Serrano: conheça os Queijos Artesanais e Coloniais produzidos em Santa Catarina
Queijinho Branco e Kochkäse: conheça os Queijos Artesanais e Coloniais produzidos em Santa Catarina
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO