Mais de 53 mil famílias saíram do endividamento em Santa Catarina
Os dados da Fecomércio mostram que a taxa de inadimplência também diminuiu
• Atualizado
Diferente do índice nacional, em Santa Catarina o número de famílias endividadas segue numa tendência de queda desde 2019.
E mesmo diante da pandemia, e com alguns períodos de alteração, o ano terminou com o endividamento em queda, com a taxa em 41,3%.
É o que mostra os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, a Peic, de dezembro – divulgada pela Fecomércio SC.
No levantamento consta a estimativa de que 53.652 famílias catarinenses deixaram de estar endividadas desde março de 2020 até Dezembro. É uma redução de 19,5%.
E a inadimplência acompanhou também esta tendência de redução. Em dezembro de 2019, a taxa de famílias com dívidas ou contas em atraso em Santa Catarina era de 20,8%, em novembro de 2019 caiu para 10,9% e neste último relatório, recém divulgado, a taxa de dezembro ficou em 10,6%.
Também acompanha este movimento de queda o número de famílias com contas em atraso que não terão condição de pagar as contas. Em dezembro de 2019 a taxa estava em 11,5%, em novembro de 2020 caiu para 5,5% e em dezembro o percentual de famílias que não conseguirão pagar as contas ficou em 5,2%.
A pesquisa traz outros dados como a percepção das famílias do nível de endividamento que também caiu em todos os itens (muito endividado, mais ou menos endividado e pouco endividado).
Na análise das cidades, Blumenau registrou o percentual com 40,4% de famílias com endividamento. Em Chapecó 26,8%, Joinville teve 38,5% e Florianópolis 51,8%.
E o cartão de crédito se mantém no topo do ranking do tipo de dívida nas quatro cidades pesquisadas.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO