A onde está o hino de SC? Talvez esteja em Jaraguá…
... Joinville, Blumenau, lá por Santa Catarina
• Atualizado
Onde está o hino de SC?? Em 1976, direto de Horizontina, no Rio Grande do Sul, vem a nossa história de hoje. Como quase toda banda brasileira, reunida por amigos, nos fundos de uma garagem os nossos personagens de hoje começaram a carreira.
Naturalmente você imaginaria uma banda de rock, formada por cabeludos, que viraria febre entre os jovens. Olha, eu diria que essa afirmação de que jovens amariam a música da banda estaria com razão, mas em um futuro bem longinquo.
Mas o que uns gaúchos cabeludos, dos anos 70, tem a ver com nossa amada e bela Santa Catarina?Eles são donos de uma das maiores canções já registradas pelo cancioneiro popular brasileiro e quem discorda é clubista. Os donos do maior Hino de Santa Catarina (Sim, eu gosto de superlativar as coisas) falam hoje conosco aqui no portal SCC 10!
“Talvez esteja em Jaraguá, Joinville ou Blumenau, lá por Santa Catarina.
Ou talvez em Rio do Sul, ou Timbó, ou Indaial, sei que é linda essa menina”
Naturalmente, como toda boa banda gaúcha, o mercado da Terceira Dimensão é geralmente o Sul do país, indo ali para alguma ou outra parte do Mato Grosso e Rondônia, locais de bastante migração gaúcha.
Entre viagens e hospedagens no nosso estado, Flávio Dalcin, que fazia parte da banda na época, fez essa homenagem para o estado e também para a mulher Catarinense. Mas, não se engane que essa música era a queridinha da banda. Como todo bom hit, ela quase não entrou no disco.
“Já tinham 12 músicas prontas para esse disco, e depois de muita conversa, resolveram colocar mais 2 músicas, entre elas “Vou pra Santa Catarina”! Disse Olinto Junior, integrante da banda
A banda já passou por 7 formações diferentes em cerca de 48 anos de existência. Dentro desse tempo todo, cantar “Vou pra Santa Catarina” é sempre um momento ímpar nos shows aqui no nosso estado.
Mas o que ultimamente tem se ouvido bastante é a nova geração sabendo cantar a canção. Os remixes espalhados pelas baladas (sim, eu falo balada e não sei como jovem chama reuniões com música e globo de luz! Álias, tem globo de luz em festa de jovens?) fez com que várias gerações continuassem ouvindo a canção.
“A gente fica muito feliz, porque é música que atravessou e ainda está atravessando gerações. Nos bailes as pessoas sempre pedem pra cantarmos uma, duas, até três vezes” disse Olinto.
Poder da canção
Quem atualmente é o dono do microfone da quase cinquentenária banda é André Mallmann. A honraria de cantar uma das músicas mais famosas da banda é do cantor, que ouvia a mesma desde pequeno.
“Até pelo próprio envolvimento com a música, nas cidades citadas, saber do reconhecimento disso, da história da canção, é uma honra poder cantá-la”, disse André Mallmann, vocalista da banda
Atualmente a banda está em turnê pelo Brasil, trabalha a música “Amigo, não beija na boca” e tem uma canção que eles irão lançar nas plataformas digitais que teve gravação do clipe no nosso litoral catarinense.
O fato é que, passa ano, 10, 20, 30 ou quase 50, como é o caso da banda, o nosso hino de SC está marcado para sempre na história da banda.
E é claro que essa história não poderia deixar de ser contada pela maior coluna de música do Brasil (foi o que minha mãe disse)
Vida longa a Jaraguá, Joinville, Blumenau, Rio do Sul, Timbó, Indaial, todo o nosso estado e vida longa a Terceira dimensão.
Confira o “Hino de SC”, a música Vou pra Santa Catarina
- Fernanda Montenegro faz história e é incluída no Guinness Book; veja o motivo
- Grammy Latino 2024: veja como assistir, shows, indicados e mais
- Warner anuncia venda de Batmóvel inspirado na trilogia de Christopher Nolan
- Nasce Ravi, segundo filho de Viih Tube e Eliezer
- Dan Da Dan: terror, romance e comédia em alta voltagem
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO