Laércio Botega

Jornalista, comentarista de TV e noveleiro.


Entretenimento Compartilhar
Boca no trombone

Retrô: Hebe Camargo reclamou e o Silvio Santos mudou

Apresentadora foi responsável por inúmeras mudanças em 2008

• Atualizado

Por

Foto: Divulgação | SBT
Foto: Divulgação | SBT

Hebe Camargo sempre teve liberdade para dizer o que pensava no SBT. Foi assim ao longo dos quase 25 anos que permaneceu na emissora. Em 2008, não foi diferente. A apresentadora desabafou sobre o horário de seu programa para o público que lhe assistia. O motivo? Pantanal.

Foto: Divulgação | SBT

Em 2008, o SBT surpreendeu a todos reprisando a novela Pantanal, o maior sucesso da extinta TV Manchete. Sem dizer o que viria, apenas com um vazando horas antes de ir para o ar numa comunidade do Orkut, a rede social mais usada na época, a emissora colocou no ar, às 22h17, o primeiro capítulo, intitulado nas chamadas de “arma secreta”.

Foto: Reprodução | SBT

A estratégia funcionou. No dia seguinte, o SBT divulgou uma nota explicando que o fator “surpresa” ajudou na divulgação e bom desempenho na audiência.

Segundo o Jornal do Brasil, o SBT teve média de 7 pontos com pico de 8, enquanto a novela esteve no ar. Houve um aumento de 2 pontos em relação às quatro semanas anteriores, que marcaram 5. Para prender o público, a emissora não interrompeu um só minuto o capítulo até as 23h02.

Com o bom desempenho de Pantanal, acima dos 12 pontos, Silvio Santos não ousou mexer no horário. Inclusive, a história escrita por Benedito Ruy Barbosa só entrava no ar quando terminava A Favorita. Tudo para fisgar parte do público da novela da Globo.

Por ser exibida na faixa das 22h, os programas que vinham logo após, na linha de shows, foram “jogados” para mais tarde. O Programa da Hebe estava no mesmo “balaio”. A atração comanda pela loira chegou a terminar depois da 01h, por causa de Pantanal. Em alguns dias, mais de um capítulo era exibido e sem intervalo comercial. Hebe Camargo não aguentou e desabafou no ar, lamentando o horário que estava iniciando a atração.

“A gente começa assim, nesse astral, pena que é tão tarde que começa. Mas tudo bem. De repente eles caem na real e põe a gente mais cedo”, desabafou ela.

Essa não foi uma única vez. Num outro programa, Hebe chegou a pedir desculpas pro público dela.

“Eu quero pedir desculpas pro meu público porque o programa está entrando muito tarde. Eu já reclamei aqui, mas não adiantou”, disse ela.

Após esses dois episódios, Silvio Santos resolveu fazer de um limão, uma limonada. Usando as reclamações de Hebe Camargo, fez chamadas anunciando as mudanças na grade de programação. O dono do baú criou uma linha de shows às 20h, antecipando parte dos programas que estavam indo após a novela da Juma. Veja uma das chamadas:

De segunda a sábado, o SBT passou a exibir um programa diferente a cada dia, às 20h:

  • Segunda: Hebe
  • Terça: Nada Além da Verdade
  • Quarta: Astros
  • Quinta: A Praça é Nossa
  • Sexta: Topa ou Não Topa
  • Sábado: Supernanny

A mudança, que trouxe outros produtos para a grade, como Ugly Betty e Grey´s Anatommy, para depois de Pantanal, rendeu bons números de audiência. No fim das contas, todos acabaram ganhando. Até mesmo a culpada pelas mudanças de horário, Hebe Camargo, que passou a ver números mais expressivos inciando mais cedo.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.