Cronograma capilar: O que é e como funciona?
Entenda como funciona este tratamento capilar
• Atualizado
Você já ouviu falar em Cronograma Capilar? Trata-se de uma sequência de tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução que ajuda a manter os fios de cabelos mais saudáveis.
Geralmente essa rotina é feita durante 4 semanas, alternando as etapas semanais conforme a necessidade de cada cabelo. Porém, na maioria das vezes, os passos de hidratação e umectação/nutrição são os que mais se repetem, enquanto a reconstrução capilar deve ser feita uma vez no mês ou a cada 15 dias, se o cabelo estiver muito danificado.
O cronograma capilar é indicado para cabelos ressecados, oleosos, coloridos, quebradiços, sem brilho e elásticos. Todas as etapas são importantes quando o assunto é ter um cabelo integralmente cuidado. Não adianta repor a hidratação se os fios estiverem fracos. A nutrição capilar também é necessária para conservar a umidade natural, por exemplo. Cada etapa do cronograma capilar tem um objetivo específico.
1º passo: Faça um teste de porosidade
Fazer um teste de porosidade é o primeiro passo para montar o cronograma capilar. A partir disso você consegue ver se o cabelo está saudável ou não, já que é a porosidade é o que define a capacidade do fio em absorver nutrientes. Como fazer:
1. Encha um copo com água e coloque alguns fios de cabelo dentro;
2. Aguarde cerca de 10 minutos;
3. Observe se os fios afundaram, se ficaram no meio do copo ou se boiaram.
Se os fios boiaram, significa que as cutículas estão muito fechadas, o que impossibilita a absorção de nutrientes e demonstra que o cabelo precisa de hidratação.
Se os fios ficam no meio do copo com água, quer dizer que as cutículas estão meio abertas e que os fios absorvem tratamentos na medida certa, ou seja, estão saudáveis. Vale testar produtos para a nutrição.
Agora, se os fios afundam, é sinal de alta porosidade. Isso quer dizer que as cutículas estão abertas, fazendo com que o fio absorva água e nutrientes ao mesmo tempo em que perde. Ou seja, os tratamentos não costumam fazer efeito por muitos dias. A dica é apostar no combo de reconstrução e acidificação.
2º passo: Escolha os produtos certos
Hidratação
Para manter a hidratação em dia escolha produtos que tenham: Vitamina B5 (também conhecida como pantenol), aloe vera, gérmen de trigo, ácido hialurônico, glicerina, lanolina e algas marinhas.
Nutrição
Se o seu cabelo está precisando de nutrição busque produtos que possuem em sua fórmula: Ácidos graxos, vitaminas A e E, Ômegas 3, 6 e 9, óleos de argan, macadâmia, karitê, ojon, abacate, coco, oliva e ceramidas.
Reconstrução
Invista em máscaras com proteínas e aminoácidos, os elementos que compõem a fibra capilar como: Queratina, sericina, proteínas vegetais, peptídeos e o ácido lático.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO