Jesus, me abana! Temperaturas passam dos 40 graus em cidades do Oeste Catarinense
Especialista dá dicas para enfrentar ondas de calor com saúde
• Atualizado
O calor intenso não desperta apenas a vontade de passar horas na praia ou em um ambiente climatizado. Ele também afeta o funcionamento do organismo e pode provocar uma série de complicações à saúde.
Segundo o otorrinolaringologista Márcio Freitas, além de problemas nas vias respiratórias, temperaturas beirando os 40 graus, como as que vem sendo registradas em Santa Catarina nos últimos dias, podem causar desidratação, alterações na pressão, insolação e doenças gastrointestinais.
Ele explica que, para prevenir essas situações, devemos seguir alguns cuidados básicos durante o verão.
“Temos que manter uma ingestão de água adequada e consumir alimentos mais leves, como frutas, verduras e legumes, que ajudam na digestão e ainda são refrescantes”, comenta.
De acordo com Freitas, a hidratação se torna essencial devido à maior perda de líquidos e sais minerais do corpo com a transpiração. Ao tomar pouca água neste período, podem ser observados sintomas como tontura, fraqueza e ressecamento das mucosas dos olhos e da boca.
O médico ressalta a importância de evitar mudanças bruscas de temperaturas e fazer transições lentas entre os ambientes.
“Essas oscilações, aliadas ao ar seco, geram problemas nas vias respiratórias, como a obstrução delas e a secreção nasal, o que aumenta as chances de resfriado, gripe e sinusite, por exemplo”, aponta Freitas.
Também é necessário conservar corretamente os alimentos nos dias mais quentes. Isso porque, o calor contribui para possíveis contaminações e, consequentemente, casos de vômitos e diarreias, orienta o especialista.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO