Já que tem que pagar imposto, que tal destinar parte dele pra fazer o bem?
A opção está disponível no próprio programa da declaração anual.
• Atualizado
É isso mesmo! Você pode dar um destino nobre para até 6% do seu imposto de renda. Uma escolha que faz muita diferença para a instituição que recebe o recurso. Dá pra dizer que a declaração de imposto de renda está entre as principais obrigações dos brasileiros. E já que precisamos declarar, dá pra aproveitar para fazer o bem e destinar a fundos que atendem entidades sociais.
A opção está disponível no próprio programa da declaração anual. Nela você pode fazer a doação de até 6% do imposto devido ou também abater de até 6% da restituição. Avisa o seu contador sobre esta destinação! E se você faz o processo sozinho, observa que a lista com todos os fundos, que podem receber o dinheiro destinado, aparece no próprio programa usado para fazer a declaração. Você pode escolher doar, por exemplo, para fundos vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente ou do Idoso. E pode definir a categoria nacional, estadual ou municipal.
Não sei pra você, mas pra mim essa se tornou uma forma mais leve de cumprir a obrigação de juntar tantos documentos e notas, t-o-d-o-s os anos. Só de pensar que posso ajudar fundos que destinam verba a projetos da minha cidade é compensador. Aproveita também que tem que declarar e destina!
Pra tirar as dúvidas você pode enviar perguntas pra Receita Federal direto no site. Acessa clicando aqui! Ou converse com o seu contador!
O presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Florianópolis, Edelvan Jesus da Conceição, fala sobre a importância da destinação para o fundo municipal. Confere no vídeo:
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO