Há 13 anos, SBT reprisava Pantanal e alcançava a liderança
Silvio Santos usou novela como arma secreta na programação
• Atualizado
Ao longo de toda trajetória profissional, Silvio Santos usou e abusou de táticas para fazer seus produtos renderem. Um dos casos mais lembrados é a reprise de Pantanal, em 2008. Naquele ano, o SBT colocou a novela no ar como uma aposta para recuperar números de audiências. E não é que deu certo? A novela chegou a liderar com 21 pontos. A arma de Silvio Santos teve um tiro certeiro.
Tudo começou com uma teasers misteriosos rolando pela programação e ninguém sabendo o que, de fato, era tudo aquilo. Num deles, o público respondia uma enquete dizendo qual novela tinha mais saudade. Dentre as respostas, estava Pantanal. Mas, ainda assim, ninguém sabia que ela seria reprisa. Num outro, perguntas eram feitas para que o público respondesse em casa. “O que será? Será a novela Revelação? Será a novela escolhida pelo público na enquete que fizemos?”, dizia o locutor. Pouco depois, o SBT oficializou o horário que a tal arma secreta iria ser exibida. Martelo batido para 22h.
Após o SBT Brasil, naquela segunda-feira, 09 de junho de 2008, o SBT colocava no ar o primeiro capítulo de Pantanal, sendo uma aposta de Silvio Santos pra recuperar a audiência, surpreendendo a todos.
A novela foi exibida das 22h17 até 23h03, sem intervalo comercial. Durante toda exibição do primeiro capítulo, Pantanal teve 7 pontos de média. Só por isso, a novela já havia dado certo. Ela elevou os índices que, não muito raro, giravam em torno de 4 pontos naquela faixa horária. Só que o que ninguém esperava que a novela escrita por Benedito Ruy Barbosa iria dar mais audiência. Com passar dos dias, os índices foram subindo, alcançando dois dígitos. No dia 28 de julho, Pantanal teve a maior audiência de toda sua reprise. Foram 18 pontos de média e 21 de pico dando não somente a vice-liderança como minutos na liderança contra a Globo que exibia o sitcom Toma Lá, Dá Cá.
Para manter os índices, o SBT só colocava a novela logo após quando terminava a novela da Globo, A Favorita. Inclusive, durante a programação, o SBT exibia chamadas citando a novela da concorrente. “Quando acabar a novela da Globo, A Favorita, troque de canal e veja Pantanal”, dizia o locutor. Um jeito de tranquilizar o telespectador que acompanhava o desenrolar da novela da Flora e Donatela.
Além das chamadas durante a programação, o SBT tratou de divulgar essa tática em revistas e jornais pelo país convidando o público para assistir a novela.
Com grandes nomes no elenco, Pantanal cativou o público que acompanhou a novela entre 2008 e 2009. O SBT exibiu todos os 187 capítulos. No geral, a novela teve 13 pontos de média. O último capítulo, exibido no dia 13 de janeiro de 2008, anotou 15 pontos, mesmo enfrentando a enfrentando a estreia da nona edição do Big Brother Brasil.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO