Um pão chamado pizza
Pizza caseira. Aprenda a fazer uma deliciosa e crocante massa em casa e comemore o dia da pizza em grande estilo.
• Atualizado
Para brindar o Dia Mundial da Pizza, nada melhor que comemorá-lo fazendo uma deliciosa receita caseira.
A pizza é apreciada em várias partes do mundo, sendo assim muito requisitada para ser consumida em diferentes horas do dia. Talvez sua fama esteja relacionada com a sua forma eclética de ser, pois podemos consumi-la num balcão da esquina ou se preferir num local especializado no assunto, as tais difundidas pizzarias. Além disso, outro fato recorrente é que quando pensamos em pizza, imediatamente já associamos à ideia de descontração e a um ambiente alegre. Seja onde for, ela é bem vinda por aqueles que a apreciam.
Além de possuir diferentes sabores, a pizza ainda pode ter outros formatos e até mesmo espessuras diferentes. A origem do seu nome, de acordo com a enciclopédia Larousse, provém, devido, ao “picante” do tempero, do verbo pizzare (beliscar). Existe ainda uma parcela de historiadores que colocam que a pizza seria derivada do pão pita, um tradicional pão indiano.
A pizza como conhecemos atualmente foi criada em Nápoles no despertar do século XVII (quando à massa já fermentada se acrescentou o tomate). A grande contribuição em sua evolução foi a focaccia, pois na época constatou-se que ao utilizar o queijo a base de leite cru na elaboração da massa, suas enzimas naturais criavam a fermentação do pão, resultando efeitos agradáveis no sabor e na textura da massa. Esta descoberta levou a uma importante conquista na evolução da história da pizza: o uso de fermento.
E como a própria expressão em Latim nos garante, cada um tem o seu gosto em relação ao recheio. Vou deixar vocês utilizarem os seus. “ De gustibus mon disputandum”, ou seja, gosto não se discute.
Receita básica para pizza
- 500 g de farinha peneirada
- 5 g de fermento biológico seco
- 1 colher de sobremesa de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 125 ml de água filtrada
- 125 ml de leite
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
Modo de preparo:
- Numa tigela, acrescente o fermento, 1\2 xícara de água morna, 1 colher de sobremesa de farinha de trigo e 1 colher de açúcar. Misture tudo com ajuda de um garfo. Deixar em repouso por cerca de 15 minutos, ou até que a “esponja” comece a fermentar (bolhas de ar na superfície é o indicativo).
- Peneire a farinha dentro de um recipiente redondo e fundo e adicione o sal. Misture com a mão. Faça um buraco ao centro, adicione o restante dos ingredientes: a água, o leite, o azeite de oliva e por fim a esponja (1 passo). Mexa vagarosamente até misturar os ingredientes. Uma vez que a massa esteja compacta, enfarinhe uma bancada e inicie o processo de sova da massa.
- Quando a massa estiver lisa, após cerca de 8 minutos, coloque a massa dentro de um recipiente e passe um pouco de azeite sobre a massa para não ressecar. Cubra com filme plástico em contato com a massa e então deixe fermentar por 1 hora em temperatura ambiente.
- Divida a massa em 04 partes. Faça pequenas bolas e com a palma da mão baleie a massa, pressionando levemente. Cubra e deixe fermentar novamente por 1 hora, ou até que dobrem de volume.
- Abertura da massa: polvilhe trigo levemente na bancada. Recomendo para os marinheiros de primeira viagem, utilizar um rolo de massa para abri-la. Caso contrário abra-a na mão. O processo básico consiste em abrir a massa sem rasgá-la. Uma vez que estejam no tamanho de mais ou mesmo um disco de 30 cm, é o ponto para iniciar o processo de pré-cozimento da massa.
- Pré aqueça o forno antes por 30 minutos na temperatura máxima. Disponha da massa e guarneça do molho de tomate, distribuindo sobre a superfície. Respeitando a área da borda da pizza. Leve a massa ao forno e asse por cerca de 3 minutos. Retire a massa e repita a operação com as demais.
- Recheie as massas conforme os sabores de sua preferência. Asse por cerca de 6 minutos, ou até que o recheio comece a ferver na parte central da pizza.
Dicas:
- Invista numa pedra refratária para assar a sua massa. Ela pode ser colocada dentro do forno elétrico ou gás.
- Em lugar de usar apenas farinha de trigo comum, gosto de colocar de 10% de farinha integral na massa. Deixando a massa mas crocante e saborosa
- A farinha de trigo precisa ser peneirada antes de receber os ingredientes, para que se torne mais arejada.
- O molho de tomate utilizado pode ser bem temperado, ou ainda picar tomates sem a pele e sem sementes cortados e levemente cozidos são uma ótima opção.
Regue a sua vida com muito amor, tempere a sua comida com a sua essência!!
Um grande abraço,
Gustavo M.
@gutomaresch
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO