Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é chef de cozinha do Kraft Wine Bar.


Gastronomia Compartilhar
Gustavo Maresch

Sagu, uma sobremesa pop! Veja receita

Aprenda uma deliciosa e prática receita de sagu de vinho e surpreenda sua família e amigos com essa sobremesa popular brasileira!

• Atualizado

Por

Sagu de Vinho Tinto
Foto: Acervo pessoal – Gustavo Maresch
Sagu de Vinho Tinto Foto: Acervo pessoal – Gustavo Maresch

Uma sobremesa popular que desperta o paladar e a preferência das pessoas. É uma preparação que possui sua origem na Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul, sendo apreciada em toda região Sul do país.

As bolinhas de féculas de mandioca ganharam sua notoriedade, através das famílias de imigrantes europeus, que criaram esta receita já no país, representados principalmente pela imigração italiana e pela influência dos sabores e ingredientes, e a alemã, pela tecnologia industrial. 

É importante destacar que a mandioca é um ingrediente típico da cultura indígena e que foi rapidamente introduzido na cultura dos imigrantes que chegaram no país, o que resultou certamente na rica mistura, definida principalmente pelos traços das características do hibridismo cultural de nosso Brasil.     

Hoje apresento uma receita que aprendi com a profª Silvana Muller do Instituto Federal (IFSC), pesquisadora e coordenadora do grupo Pesquisa Patrimonio, Gastronomia e Cultura.

Considero uma das melhores receitas que já fiz. Sempre quando faço, é sucesso garantido. É importante lembrar que cada família tem a sua receita e suas variações. A que apresento é uma receita de influência italiana e que ganhou o nosso coração.

Receita de Sagu de Vinho com molho de baunilha

Ingredientes:

Vinho tinto seco de boa qualidade350 ml
Suco de uva integral250 ml
Água para cozinhar as bolinhas2 l
Açúcar100 g
Canela em pau2 unidades
Sagu200 g
Para o molho:
Leite integral250 ml
Açúcar30 g
Gema2 unidades
Leite condensado200 g
Creme de leite200 g

Modo de preparo:

1. Coloque a água para ferver e depois o sagu. Deixe cozinhar por 30 minutos mexendo de vez em quando para não grudarem no fundo da panela. Desligue e deixe tampado por mais 10 minutos (se for comer no dia seguinte não deixe estes 10 minutos a mais). Escorra o excesso de água e lave superficialmente as bolinhas.
2. Em uma panela misture as bolinhas cozidas com o vinho, suco açúcar e canela.
3. Cozinhe por mais 10 minutos e desligue. Deverá ficar um pouco líquido. Coloque para esfriar na geladeira ou freezer para parar com a cocção e pegar consistência. 
OBS: Se fizer para comer no dia seguinte, deixe as bolinhas levemente cruas (com um ponto ainda branco dentro) para terminar a cocção só no calor residual (se não ficará muito cozido e grudento). Coloque um pouco de suco para reavivar e soltar o sagu.
Para o molho:
1. Aqueça o leite e o leite condensado.
2. A parte faça uma gemada com a gema e o açúcar.
3. Quando o leite ferver, coloque o leite quente sobre a gemada e volte tudo ao fogo. Deixe abrir fervura para engrossar e desligue. Depois de frio, junte o creme de leite.

Regue a sua vida com muito amor, tempere a sua comida com a sua essência!!

Um grande abraço,

Gustavo M.
@gutomaresch

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.