Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é chef de cozinha do Kraft Wine Bar.


Gastronomia Compartilhar
Gustavo Maresch

Café X Natureza

A natureza influencia diretamente a boa qualidade de um café, porém o frio intenso pode causar grande impacto nas plantações.

• Atualizado

Por

Plantação de café. Foto do acervo pessoal do autor. Fonte: Rafael S. Mendes
Plantação de café. Foto do acervo pessoal do autor. Fonte: Rafael S. Mendes

Olá amigos, desejo uma semana intensa de coisas boas. Vamos abordar hoje como a natureza pode ajudar e prejudicar a qualidade do café brasileiro.

O Terroir, um termo francês muito utilizado para vinhos, também está sendo muito utilizado para o café. A palavra que significa terra, solo, tem o conceito de mostrar o ambiente físico e biológico do local onde o café é plantado. Tudo isso interfere e muito na qualidade dos grãos de cafés.

Aqui no Brasil como já abordamos resumidamente, as regiões com o melhor terroir fica no Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Alta Mogiana, Norte do Paraná,  Montanhas do Espírito Santo, e Bahia. Cada uma dessas regiões tem sua particularidade para a boa qualidade do café, sendo regiões de Arábica e Robusta. Quanto maior a atitude do Terroir, equilibrado com espaço biológico e estações bem definidas, melhor o café, não só do Brasil como do mundo.

Em Santa Catarina, profissionais da cafeicultura já fizeram varreduras pelo estado e encontraram regiões propensas para o cultivo do café especial, embora sem muito alarde.

Frio intenso

Mas o comentário principal deste artigo, é o frio que vem causando danos nas últimas semanas nas plantações de café. O frio pode até ser um aliado à qualidade dos grãos, mas para isso precisa de uma série de fatores positivos após a passagem das frentes frias. Todavia, não é o que aconteceu na semana passada nas região sul de Minas e divisa de São Paulo com o estado mineiro, onde a geada causou grandes danos às plantações, assustando produtores, e comprometendo e muito a produção.

A região ainda se prepara para essa semana que pode ter uma segunda frente fria com possibilidade de geada forte novamente. Além de comprometer a produção, podemos sentir os efeitos da natureza também no bolso lá na frente. Produtores relatam medo, pois na década de 70 no norte do paraná, a temida geada acabou com 90% da plantação de café do estado, fazendo com que praticamente sumisse plantações de café por longos anos. 

Geada na plantação de café. Foto do acervo pessoal do autor. Fonte: Rafael S. Mendes

Daqui a 50 anos, em torno de 60 a 70% das espécies de cafés no mundo podem ser extintas, pois o desmatamento inadequado, faz com que a propagação de doenças e fungos avancem.

Natureza aliada ao café

A natureza é uma aliada do café, mas eventos climáticos podem causar grandes impactos não somente no café, mas em variedades distintas de plantações.

Por isso, precisamos valorizar o café especial em toda sua cadeia. Especialmente os produtores que semeiam a semente na terra, pois sem eles, o café especial não existiria.

Torcemos que essa frente fria desta semana seja mais amena. E não pensemos somente nas plantações de cafés, mas também nas pessoas que possam estar na rua despreparadas com o frio.


Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Ações e Bons Cafés.

Por Rodrigo Gomes Leite



>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.