Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é chef de cozinha do Kraft Wine Bar.


Gastronomia Compartilhar
Gustavo Maresch

Café: como chegou no Brasil?

História do café: Descubra o caminho do café até chegar no Brasil e se tornar uma bebida tão consumida no país.

• Atualizado

Por

Fonte: acervo pessoal – Rodrigo Gomes Leite
Fonte: acervo pessoal – Rodrigo Gomes Leite

Olá amigos leitores, já tomou seu café hoje? O desejo é que a semana seja cheia de coisas positivas, com doses de café e sabedoria.

Quando começamos a escrever sobre café aqui no portal, sempre abordamos assuntos que seja acima de tudo informativo, que mitos sejam quebrados e verdades sejam ditas sobre o café, como também como preparar um bom café, qual café tomar e assim por diante, sempre pensando em você leitor. Mas hoje vamos ler aqui um pouco da história do café no Brasil, você sabe como ele chegou aqui?

Pois bem, temos muitas lendas por aí sobre o surgimento do café no mundo, lá na frente vamos abordar mais sobre essas lendas do café. Não há registros oficiais sobre a descoberta do café, mas se sabe que essa planta é originária da África, mas precisamente nas regiões mais altas da Etiópia.

E como essa planta chegou ao Brasil?

Francisco de Melo Palheta, foi um militar brasileiro que trabalhou para Portugal. Palheta era capitão da guarda, um desbravador do Brasil. Esse militar comandou várias expedições no Brasil, algumas para verificar os marcos de fronteiras do nosso país. Em 1727, palheta foi até Oiapoque verificar a fronteira, de lá foi até uma cidade chamada Caiena, que fica na Guiana-Francesa, nesse local começa a história do café no Brasil.

Já na Guiana, Francisco de Melo Palheta foi recebido pelo então governador francês CLAUDE d´ORVILLIERS, mal sabia o governador Francês que sua esposa ficaria apaixonada pelo militar brasileiro. Em poucos dias Palheta conquistou a confiança de todos, em especial da esposa do governador, Palheta sabendo da importância daqueles grãos tentou receber algumas mudas de café de forma legal, porém sem sucesso, pois os grãos de café e mudas eram proibidíssimos a importação.

Já vindo embora para o Brasil dia depois, a então esposa do Governador da Guiana, deu escondido ou clandestinamente de presente algumas sementes e cinco mudas de café para Palheta, o qual saiu imediatamente da Guiana e viajou até o Pará. Chegando ao Brasil Palheta imediatamente plantou suas mudas na cidade de Vigia no Pará, a partir dai começou nossa história no mundo do café, Palheta chegou a ater mais de mil pés de café em Vigia. Após 1727 o café viajou o Brasil, até encontrar terras férteis. Hoje somos o maior produtor de cafés do mundo.

Valorize os pequenos feitos, uma grande viagem começa com um único passo.


Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Ações e Bons Cafés.

Por Rodrigo Gomes Leite



>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.