Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é chef de cozinha do Kraft Wine Bar.


Gastronomia Compartilhar
Gustavo Maresch

Café, a nossa independência!

Hoje é feriado, dia de descansar, ficar em casa e comemorar a data da independência do Brasil com uma café especial.

• Atualizado

Por

Fonte: acervo pessoal – Rodrigo Gomes Leite
Fonte: acervo pessoal – Rodrigo Gomes Leite

Olá amigos do portal e da coluna do chef Guto. Hoje feriado, dia de descansar, passear, manifestar e acima de tudo comemorar a nossa independência. Tudo isso com muita cautela e serenidade. Comemore a independência com um café especial.

Já que hoje comemoramos nossa liberdade como pátria, vamos brevemente falar sobre a importância do café para o Brasil, sim, somos independentes!

O brasil é o maior produtor de café do mundo, ano passado foi cerca de 63 milhões de sacas de café, a exportação também teve um crescimento de 10,4% já nesse primeiro trimestre de 2021. A cada ano toda cadeia, desde o plantio, torra, distribuidores, cafeterias, investem em tecnologias para que nosso café seja sempre mais valorizado, do plantio a xicara.

O consumidor brasileiro também esta cada vez mais exigente, o consumo do café especial no Brasil está numa crescente, ainda é pouco, pois ofertamos os melhores café do mundo. Outro sinal positivo é o crescimento do consumo de café, hoje estamos atrás somente dos Estados Unidos, já tivemos em posições bem decepcionantes para um país que produz a maior quantidade de cafés do mundo.

Outro fato que faz o café brasileiro estar entre os melhores do mundo, é o reconhecimento de certificações internacionais, isso valoriza nosso café comprovando nossa qualidade. Assim como outros produtos nacionais, o café também tem sua denominação de origem, a pouco tempo conquistamos a indicação geográfica do café conilon, o estado do Espirito Santo foi reconhecido como o maior produtor de cafés ROBUSTA/CONILON do Brasil.

Como já escrevemos neste espaço, em um dos nossos primeiros artigos, o estado de Santa Catarina está cada vez mais ativo no cenário de cafés especiais, cafeterias, torrefações e distribuidoras estão cada vez mais interessadas no nosso estado. O Catarinense é exigente, e quando se fala de café especial, desde a capital ao interior temos boa representatividade do café especial.

Sempre destaquei aqui, a importância de o brasileiro consumir CAFÉ ESPECIAL, não somente pelo sabor maravilhoso, ou pelos benefícios comprovados que o café especial trás para nossa saúde, mas sim também pela nossa economia. A valorização de pequenos produtores, pequenas cafeterias, distribuidoras, faz com que o cenário econômico brasileiro cresça cada vez mais, somos o principal produtor de café ARÁBICA do mundo, precisamos cada vez mais valorizar isso, não somente o café, mas outros produtos brasileiros, e começamos pelo regionalismos.

Café especial ou morte! Claro, não sejamos tão radicais. Mas valorize o café especial, consuma café especial, sua saúde, seu paladar e sua pátria agradecem. Viva a independência do Brasil!


Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Ações e Bons Cafés.

Por Rodrigo Gomes Leite



>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.