Fabio Schardong

Jornalista com 32 anos de profissão. Comunicador na Rádio Chapecó desde 2005.


Esporte Compartilhar
Futebol

Nova camisa da Chape faz homenagem à Itália e ao Torino F.C

Na parte interna da gola está escrita a frase “Uniti Dal Destino” (Unidos Pelo Destino, em italiano)

• Atualizado

Por

Nova camisa da Chape. Foto: Dinho Zanotto/ACF
Nova camisa da Chape. Foto: Dinho Zanotto/ACF

A fornecedora de material esportivo para a Associação Chapecoense de Futebol lança nesta quarta-feira (14) a nova camisa do clube para a temporada 2022 – 2023. Segundo a Umbro, a nova camisa celebra a “Mistura Que Dá Jogo”, resgatando as raízes da região Oeste de Santa Catarina (SC), onde vivem muitos descendentes de italianos.

O terceiro uniforme do clube no ano também homenageia o Torino F.C. A equipe italiana, assim como a Chape, sofreu o impacto de uma tragédia aérea, que vitimou 31 pessoas, sem deixar sobreviventes, em 1949. É a chamada Tragédia de Superga, que abalou o mundo esportivo na época, sendo por muitos anos a maior tragédia esportiva da história.

Na gola em “V” da camisa e nas mangas, listras verdes, vermelhas e brancas fazem alusão à bandeira da Itália. Na barra inferior, a etiqueta de autenticidade aparece de um lado e a etiqueta da NATIONS 2022, estilizada junto a um mapa-múndi, de outro.

Na parte interna da gola está escrita a frase “Uniti Dal Destino” (Unidos Pelo Destino, em italiano). Já na parte externa posterior, abaixo da nuca, é possível ler “Chape e Torino, Amici Per Sempre” (Amigos Para Sempre, em italiano).

O clube italiano também já lançou uniformes em homenagem ao clube catarinense, devido a tragédia aérea de novembro de 2016, que vitimou 71 pessoas, entre jogadores, comissão técnica, dirigentes, convidados e jornalistas.

A nova camisa da Chapecoense estará disponível para compra a partir do dia 15 de setembro. A estreia deve ocorrer na partida de sábado, diante do CSA, às 11h na Arena Condá.

Tragédia de Superga

O acidente aéreo aconteceu em 4 de maio de 1949, em Turim, na Itália, mas a história começou ainda em fevereiro. 

Durante a disputa de um amistoso entre Itália e Portugal, em 27 de fevereiro de 1949, a equipa italiana goleou o adversário por 4 a 1. Prestes a encerrar a carreira, Francisco Ferreira, capitão da equipa portuguesa, convenceu os dirigentes italianos a marcarem um amistoso entre o seu time, o Benfica, e o Torino, tetracampeão italiano. O presidente do Torino, Ferrucio Novo, confirmou o amistoso para o dia 3 de maio em Lisboa. A partida foi vencida pelo Benfica, por 4 a 3, com público de 40 mil pessoas.

A aeronave com a delegação descolou às 9h52min do dia 4 de maio de 1949,  do Aeroporto da Portela, em Lisboa, e fez escala para reabastecimento em Barcelona às 13h15min. A descolagem do aeroporto de Barcelona ocorreu às 14h50min. Ao se aproximar do espaço aéreo italiano, a tripulação recebeu informações meteorológicas com alerta de denso nevoeiro e visibilidade horizontal abaixo de 40 metros. 

Às 16h59, o comandante avisou a torre de Turim que estava iniciando os procedimentos de aproximação visual para aterrissar. Durante a descida, a aeronave bateu no muro da Basílica de Superga, matando instantaneamente todas as 31 pessoas a bordo, às 17h05.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.