Fabio Schardong

Jornalista com 32 anos de profissão. Comunicador na Rádio Chapecó desde 2005.


Fabio Schardong Compartilhar
Fabio Schardong

Mutirão de júris em Chapecó

Quarenta sessões já estão agendadas para zerar a demanda

• Atualizado

Por

Foto: Amauri Sales / Rádio Chapecó
Foto: Amauri Sales / Rádio Chapecó

Conversei durante a semana como juiz titular da 1ª Vara Criminal da comarca de Chapecó, Jeferson Osvaldo Vieira. Falamos sobre o mutirão de júris, iniciado em julho, para dar conta da demanda reprimida em decorrência da pandemia de Covid-19.

Entre 2020 e 2021, com raras exceções, não era possível reunir diversas pessoas em um mesmo ambiente, como forma de evitar a proliferação do vírus e seguir os protocolos de saúde. Também não existe a possibilidade de fazer um júri a distância, já que os jurados tem de ficar incomunicáveis enquanto durar a sessão de julgamento.

O referido mutirão se estenderá até o mês de novembro, coma cooperação de juízes, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual e da Seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em SC.

Chapecó tem duas Varas Criminais (1ª e 2ª) e mais de 40 júris já foram agendados. A intenção, segundo o juiz Jeferson Vieira, é zerar a pauta até o fim do ano, para que não fiquem pendências para 2023.

Lembrando que vão a júri somente os casos de crimes dolosos contra a vida, incluindo os casos de dolo eventual. É o que diz a Legislação Brasileira.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.