Meio século de Chapecoense
Clube foi fundado em 10 de maio de 1973
• Atualizado
Nesta quarta-feira, 10 de maio, festeja-se o cinquentenário da Associação Chapecoense de Futebol, fundada em 1.973. Muita coisa aconteceu nesses 50 anos.
Qual o momento mais importante? Pergunta de difícil resposta. Após a fundação, já em 1.977 veio o primeiro título estadual. Os confrontos da década de 90, com o título de 96, que poderia ter vindo já em 95.
Os anos 2.000 foram de muitas glórias, com os Estaduais de 2.007, 2.011, 2.016, 2.017 e 2.020. O título de campeã da Série B em 2.020 marcou bastante. Uma pena o estádio estar vazio, devido a pandemia. Aquele título e a “cavadinha” no pênalti que decidiu o campeonato mereciam 20 mil pessoas assistindo de perto.
E qual o momento mais difícil? Certamente a tragédia de 2.016. Foi um período de êxtase, que se transformou em decepção e profunda tristeza, seguido de incertezas. Talvez seja o momento mais emblemático da história cinquentenária do clube.
Após a tragédia veio a volta por cima. Após a volta por cima, o baque financeiro. Depois, o pedido de Recuperação Judicial, já homologado em primeiro grau pela Justiça.
Uma constante na Chapecoense é o cofre quase sempre raspado e as dificuldades financeiras para manter-se em operação. Tanta gente fez tanto pelo clube e ele segue na ativa.
Se for para escolher um momento especifico para marcar os 50 anos, volto lá para 1.973 e reverencio quem se uniu para fundar um clube que já nasceu diferente. Não um “Sport Club”, um “Grêmio Esportivo” e sim uma ASSOCIAÇÃO.
Dicionários explicam o significado dessa palavra: “aproximar coisas, união, entidade que congrega pessoas cujos interesses são comuns”. Com esse espírito surgiu a Chape, assim ela se mantém e que assim seja no futuro.
Parabéns, Associação Chapecoense de Futebol!!!!!
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO