Chapecó terá autódromo asfaltado
Automóvel Clube quer concluir a obra em dois anos. Pilotos devem ser ouvidos para a construção do traçado
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Um antigo sonho começa a se tornar realidade. Chapecó, e consequentemente Santa Catarina, terão um autódromo asfaltado nos padrões internacionais. É a intenção do Automóvel Clube Chapecó, que vendeu a área da antiga pista, na Linha Simonetto, região Oeste da cidade,e adquiriu uma nova, na Linha Cachoeira, parte Sul. Foi um bom negócio: a venda por R$ 18 milhões e a compra por R$ 8 milhões. A sobra de R$ 10 milhões será aplicada na pavimentação da pista.
O antigo circuito, de terra, foi palco de muitas e acirradas disputas. Nela surgiram pilotos que escreveram seus nomes na história do automobilismo. Isso ficou no passado, como as antigas provas de rua com a participação e organização do Automóvel Clube Chapecó. Sabiam que havia a travessia Guatambu – Chapecó? Isso foi contado há alguns dias na conversa que tive com os dirigentes da entidade na Rádio Chapecó. Aliás, a emissora foi essencial para acompanhar a largada, o meio e o fim da prova. São outros tempos e algo assim não cabe mais, por questóes de segurança, assim como o antigo autódromo de tantas glórias.
O Automóvel Clube encabeça essa nova fase e o movimento para a construção do novo espaço. O presidente da Comissão Nacional de circuitos da Confederação Brasileira de Futebol (CBA), Luís Ernesto Morales, esteve em Chapecó no começo do mês. Por dois dias ele analisou e filmou a área de 500 mil m². O estudo planialtimétrico foi encomendado e está em fase de conclusão. Segundo o integrante do Conselho Fiscal Sérgio Migliorini, que acompanha de perto todo o processo, junto do presidente Valdir Moratelli, o Automóvel Clube ajustou a área com o proprietário e isso permitirá ampliar a extensão da pista, de 4.200 para 4.500 metros.
O objetivo é ter um autódromo dentro dos padrões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), para sediar provas internacionais, além do vasto calendário brasileiro. A CBA deve concluir em 30 dias o Master Plan. A próxima etapa será o projeto executivo definitivo, ambos bancados pela Confederação. Dirigentes também conversam com setores da sociedade, entre eles o Poder Municipal, para unir esforços e buscar mais recursos. Todos os envolvidos estão bem confiantes. O prazo para conclusão é de até dois anos após o início das obras, o que deve ocorrer ainda em 2021.
Além do esporte
Um autódromo nestes moldes vai além do esporte, movimenta a economia. Moradores das proximidades já pensam em construir pousadas, por exemplo. A via de acesso ao local, que fica no interior, será asfaltada. Restaurantes e hotéis ganharão, para citar apenas esses dois segmentos. O aeroporto local também é de fundamental importância. Gira muito dinheiro em torno de um evento de grande porte. E a intenção é usar a estrutura o ano todo, com as mais diversas categorias e fomentando o descobrimento de novos talentos para o automobilismo brasileiro.
Traçado
Há pistas tradicionais no Brasil, algumas com poucas possibilidades de melhorias. Outras apresentam certo marasmo em decorrência do relevo e da composição de retas e curvas, que formam um traçado não muito atrativo para pilotos e público. Segundo os dirigentes me falaram, a intençao é ouvir quem faz o espetáculo atrás do volante: os pilotos. Assim, pretende-se construir um traçado “gostoso” de pilotar e emocionante para todos.
Tudo está bem encaminhado e alinhado. E não duvidem dos chapecoenses. Esse projeto vai sair do papel.
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