Enfim, o Pix!
Mas ainda resta um desafio.
• Atualizado
O PIX já está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e o dinheiro enviado chega em até 10 segundos. E o melhor de tudo: a operação é de graça para nós consumidores.
Mais de 700 bancos, financeiras e fintechs estão autorizadas a oferecer o serviço que está ativo na plataforma do seu banco. Você pode usar, se cadastrar a chave.
Falando em chave… se o Pix chegou e você ainda está meio perdido nessa história toda, fica tranquilo. Apesar das novidades e benefícios não precisa ter pressa!
O Banco Central ainda não definiu uma data limite de cadastro das chaves. Se você não cadastrar, vai continuar fazendo transferências da maneira convencional – com os prazos e taxas de sempre.
O Pix nada mais é que uma nova forma de operação, cheia de vantagens, que pode ser acessada dentro do app do seu banco. Para transferir dinheiro de forma instantânea é só estar cadastrado e utilizar a chave.
O que muda é que é grátis, rápido e está disponível 24 horas – mesmo nos feriados e fins de semana. Uma beleza!
Mas ainda resta um desafio!
Convencer os brasileiros das classes C, D e E a utilizarem o serviço pode um caminho mais longo. É o que apontou uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, divulgada com exclusividade para o Estadão, que demonstra que esses consumidores são os que menos confiam na ferramenta e os que mais se queixam da falta de informação para usar o Pix.
Mas a tendência, apontada por especialistas, é que o Pix seja descoberto, aos poucos, no dia a dia.
Depois que as pessoas começarem a usar e comprovarem que não tem pegadinhas, é que a novidade deve se espalhar com mais força. E então, a operação deve ser utilizada pela maioria.
Campanhas informativas devem ajudar
O que também deve ajudar o Pix a ser bem visto por todos é a informação. Nas próximas semanas, as ações devem intensificadas pelo Banco Central. Em diferentes canais de comunicação as campanhas informativas devem esclarecer melhor o Pix.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO