Dominique Cabral

Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e apresentadora do SCC Esporte do SCC SBT.


Dominique Cabral Compartilhar
Dominique Cabral

Pelé: para sempre o Rei do futebol

Edson Arantes do Nascimento é considerado, até os dias atuais, como o maior jogador de futebol da história

• Atualizado

Por

Imagem: Redes Sociais | Reprodução
Imagem: Redes Sociais | Reprodução

Uma boa história nunca inicia pelo fim, e sim pelo começo. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nasceu na cidade de Três Corações, Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. Ainda pequeno, com apenas quatro anos de idade, se mudou para Bauru com a família. Foi na cidade paulista onde ele teve seu primeiro contato com o futebol.

Por incrível que pareça o Rei, quando pequeno, jogava de goleiro e foi daí que surgiu o apelido de Pelé. Ele era fã do defensor Bilé, mas o craque não conseguia falar esse nome corretamente então acabava pronunciando “Segura, Piléé” quando fazia grandes defesas. Isso pegou entre os amigos que começaram a chama-lo “Pelé”. No começo Edson não gostou muito, porém com o tempo acabou aceitando o apelido.

Começou oficialmente no futebol com 10 anos na equipe infanto-juvenil do Bauru Atlético Clube, em São Paulo, onde conquistou o bicampeonato em 1954 e 1955.

Santos de Pelé:

Em 1956 Pelé chegou ao Santos, levado por Waldemar de Brito que afirmou: “esse menino vai ser o melhor jogador de futebol do mundo”. Ele estava certo. Ainda com 16 anos o Rei se tornou titular do Peixe. Onde veio a jogar por quase toda sua carreira entre 1956 e 1974. No total foram 18 anos atuando pelo Santos e neste período o que não faltaram foram conquistas.

Títulos conquistados no Santos:

  • Dez títulos estaduais
  • Bicampeão da Taça Libertadores da América (1962 e 1963)
  • Bicampeão Mundial de Interclubes (1962 e 1963)
  • Campeão da Taça de Prata (1968)
  • Cinco vezes campeão da Taça Brasil (1961, 62, 63, 64 e 65)
  • Quatro vezes campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa/Rio-São Paulo (1959, 1963,1964 e 1966)
    Foi no Santos, em 1969 onde o Rei chegou ao seu milésimo gol.

Seleção Brasileira:

Fez sua estreia pela seleção brasileira em 1957, com apenas 16 anos. O jogo foi contra a Argentina pela Copa Rocca e já em sua primeira participação marcou gol, esse que seria o primeiro de muitos.

Após seu bom desempenho na seleção Pelé foi convocado para a sua primeira Copa do Mundo, em 1958. Com essa convocação o então garoto foi artilheiro do Brasil, e ainda hoje é considerado o jogador mais jovem a vencer um Mundial de Seleções. Nesta Copa Pelé conquistou a camisa número 10. Na ocasião, os dirigentes brasileiros esqueceram de enviar a numeração dos atletas para a FIFA e a própria entidade definiu a numeração, dando o número 10 para Pelé que naquele momento era reserva da equipe.

No mundial seguinte, em 1962, Pelé estreou contra o México fazendo um verdadeiro golaço, mas o atleta acabou sofrendo uma contusão e ficou fora do restante do torneio. Em 1970 a seleção tinha uma equipe espetacular, a chamada “era de ouro”. Neste Mundial Pelé marcou 4 gols e conseguiu a marca histórica de ser o primeiro jogador a ser tricampeão da Copa do Mundo.

Com a camisa do Brasil foram 95 gols marcados, segundo a CBF, quantia que o torna maior artilheiro da Seleção Brasileira. Seu último jogo com a camisa amarelinha foi em 1971, no Maracanã, em um amistoso contra a Iugoslávia.

Pelé no New York Cosmos:

Antes de se aposentar o Rei ainda jogou no New York Cosmos. Onde fez 106 jogos e marcou 64 gols. Pelé se aposentou dos gramados em 1977 em uma partida entre Cosmos e Santos. Na ocasião, Pelé jogou o primeiro tempo com a camisa do Cosmos e o segundo com a camisa do Santos.

Despedida

Pelé nos deixa hoje, 29 de dezembro de 2022, com 82 anos de idade. Um dia de muita tristeza, uma vez que Pelé não só foi um grande jogador como também inspirou e inspira milhões de outros atletas que atuam no futebol nacional e internacional. Seu legado será eterno! Foi um homem que quebrou recordes, barreiras e vai ser para sempre considerado o Rei do Futebol.

A comoção pela sua morte já ganhou o mundo e nas redes sociais grandes craques já prestam o seu último adeus. Confira:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.