Lateral-direito do Avaí sofre lesão no joelho e é operado em Florianópolis
Lesão do mecanismo extensor do joelho sofrida por Gabriel Dias é a mesma que sofreu o Ronaldo Fenômeno, em 2000
• Atualizado
O lateral-direito do Avaí, Gabriel Dias, que sofreu uma lesão no joelho, foi operado na terça-feira (12), no Hospital Baía Sul. Conversamos com o especialista em Ortopedia e Traumatologia da entidade, Luis Fernando Zukkanovich Funchal, que explica sobre a lesão do mecanismo extensor do joelho, sofrida pelo jogador.
Usando como referência outro esportista, a lesão de Gabriel Dias é a mesma que sofreu o Ronaldo Fenômeno, em 2000, por exemplo. “Esse tipo de lesão é sério, e necessita de tratamento adequado para que haja sucesso. Mas é importante ressaltar que apesar da gravidade, é corrigível”, afirma o ortopedista.
Em lesões como esta, o paciente pode sentir dor aguda, com perda total do controle da perna, devido a ruptura ligamentar.
Cirurgia do lateral do Avaí
Gabriel Dias passou por uma reconstrução do ligamento patelar, com realinhamento do mecanismo extensor e reforço com enxerto do tendão semitendinoso. Ainda de acordo com o médico, normalmente esses casos demandam a realização de cirurgia, mas o tratamento cirúrgico sempre deverá ser analisado individualmente.
Outra lesão que costuma afetar os atletas é a tendinite patelar, também estando relacionada às atividades esportivas que exigem saltos e desacelerações bruscas, como no vôlei, basquete, atletismo e futebol. A recuperação dura em torno de 9 a 12 meses.
“Pessoas não atletas também podem sofrer lesões como estas, mas são casos mais raros, que normalmente acontecem por causa de acidentes”, complementa o dr. Funchal.
Há como prevenir lesão no joelho?
Ainda de acordo com o especialista, os exercícios para fortalecimento muscular são o principal meio de prevenir lesões. “Além disso, é importante que os pacientes busquem tratamento precoce dos processos que normalmente antecedem a lesão, como a tendinite”, explica.
Quando buscar um médico especialista?
A procura deve ser feita em casos em que há queixas inflamatórias do joelho, ou em casos traumáticos, como acontece com os atletas ou demais acidentes.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO