Dominique Cabral

Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e apresentadora do SCC Esporte do SCC SBT.


Dominique Cabral Compartilhar
Dominique Cabral

Floripa sedia evento de encerramento da WSL Latin America 2022/2023

O LayBack Floripa Pro masculino e feminino acontecerá na Praia Mole, em março

• Atualizado

Por

Foto: @WSL/Daniel Smorigo
Foto: @WSL/Daniel Smorigo

A WSL Latin America, maior competição de surf da América Latina, chega ao fim no mês de março. No total, são 12 etapas que acontecem em cinto países diferentes. Dois eventos vão fechar a temporada 2022/2023 definindo os principais títulos sul-americanos e os oito homens e as quatro mulheres classificados para representar o continente no Challenger Series 2023, o único caminho para chegar na elite do World Surf League Championship Tour.

A penúltima etapa da competição acontece em Fernando de Noronha (PE). O evento acontece entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março. No entanto, na semana seguinte, é a vez da Capital Catarinense sediar o torneio. Entre os dias de 8 a 12 de março acontece o terceiro LayBack Floripa, na Praia de Mole de Florianópolis, com um evento combinado do QS 3000 masculino e feminino.

“Trabalhamos bastante para apresentar um calendário consistente para nossos surfistas buscarem classificação para o Challenger Series e esperamos que eles consigam reforçar o pelotão sul-americano no CT do ano que vem”, relata Ivan Martinho.

Miguel Tudela já garantiu por antecipação o título sul-americano da WSL Latin America de 2022/2023 e sua vaga para o Challenger Series deste ano. Ele lidera o ranking com 100% de aproveitamento nas quatro etapas computadas, totalizando 14 mil pontos, contra 6.248 do vice-líder, Ian Gouveia, que é seguido por mais dois brasileiros, Rafael Teixeira em terceiro lugar e Ryan Kainalo em quarto.

Miguel Tudela campeão do Saquarema Surf Festival e de todas as etapas que disputou. Foto: @WSL/Daniel Smorigo

Depois, tem o argentino na quinta posição, o chileno Guillermo Satt na sexta e na sétima está João Chianca, que já tem participação garantida no Challenger Series por ser top do CT 2023 e dispensa a vaga pelo ranking regional. Então, os brasileiros Heitor Mueller em oitavo lugar e Weslley Dantas em nono, estão completando a lista dos oito que se classificarão para o Challenger Series.

Na categoria feminina, a única brasileira que aparece na relação das quatro indicadas pelo ranking regional da WSL Latin America é a jovem catarinense Isabelle Nalu, que está fechando o grupo das top-4. A líder é a peruana Daniella Rosas, que venceu o único QS 5000 feminino do calendário, o Saquarema Surf Festival.

Daniella Rosas campeã do único QS 5000 feminino, o Saquarema Surf Festival. Foto: @WSL/Daniel Smorigo

A vice-líder é a equatoriana Dominic Barona e outra peruana está em terceiro lugar, Sol Aguirre. Para as mulheres, só tem mais uma etapa para definir as quatro quem vão disputar o Challenger Series 2023, o LayBack Floripa Pro de 3000 pontos, na Praia Mole. Já para os homens, tem essa e o QS 5000 Hang Loose Pro Contest.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.