Floripa Ghosts é campeão brasileiro de Flag Football 2023
Time catarinense é o primeiro time do Sul do Brasil a ser campeão nacional de Flag football, esporte anunciado para as Olimpíadas de Los Angeles em 2028
• Atualizado
Foram necessários 10 anos desde a primeira edição do campeonato nacional de Flag Football para que uma equipe do Sul do Brasil pudesse conquistar o título. No último domingo (5), em São José dos Campos, São Paulo, o Floripa Ghosts venceu na final o Parnamirim Scorpions (RN) pelo placar de 34 a 12 e conquistou o título inédito.
Além do título, o Ghosts também levou o prêmio de MVP ofensivo (Jogador mais valioso do ataque) do torneio. Nicolas Quadro, que é atleta e técnico do time, foi o escolhido pela comissão organizadora como o melhor jogador. O melhor defensor do campeonato foi Mateus Oliveira, do Parnamirim Scorpions (RN).
“É uma sensação extraordinária. Ainda não caiu a ficha, na verdade. Batemos na trave outras três vezes, mas dessa vez enfim conseguimos realizar nosso sonho. O Ghosts é um projeto muito gostoso de trabalhar, e coroar esse projeto com um título nacional é a cereja do bolo. Colocamos o nome de Floripa na história.”, disse Nicolas Quadro.
Campanha
A equipe de Florianópolis terminou a campanha com 5 vitórias e 1 derrota. Os jogos aconteceram no sábado e domingo, no Poliesportivo Campo dos Alemães, em São José dos Campos, em São Paulo, e reuniram 15 equipes representando 10 estados brasileiros.
Na fase de grupos, o Ghosts venceu os cariocas da Rio Football Academy por 39 a 32, foram derrotados pelos mato-grossenses do Sorriso Hornets por 40 a 39, mas se classificaram em primeiro do grupo ao derrotar os donos da casa, Gators Flag Football por 14 a 12.
Nas quartas de final, vitória contra o Amazon Blackhawks (AM) por 48 a a 13. Na Semifinal, reencontro com os cariocas da Rio Football Academy (RFA), com muita emoção até o último segundo de jogo. Depois de muitas reviravoltas, com as duas equipes afiadas no ataque, o Ghosts virou o jogo faltando 8 segundos para o fim e segurou a última tentativa dos cariocas, garantindo a vitória por 42 a 41.
Final difícil contra o Scorpions
A decisão começou difícil para os catarinenses. No primeiro tempo, o ataque do Ghosts não conseguiu pontuar, e viu os adversários abrindo o placar para 12 a 0. Até que no fim da primeira etapa, o Ghosts conseguiu pontuar duas vezes, com pouco tempo no relógio, para virar o jogo para 13 a 12 após uma conexão para Touchdown entre o quarterback Kyoshi e o recebedor Matheus Costa (Zinho).
No segundo tempo, o time de Florianópolis aproveitou o bom momento e aumentou a vantagem. A defesa parou todos as tentativas do time de Rio Grande do Norte, e no ataque, com mais três touchdowns anotados por Murici, Zinho e Eduardo Cousseau, o Ghosts garantiu a medalha de ouro fechando o placar em 34 a 12.
Flag Football em Floripa
O Floripa Ghosts foi fundado em 2017, por um grupo de amigos da faculdade de Jornalismo da UFSC. De lá pra cá, o time cresceu, adicionou novos jogadores e já se consagrou campeão Regional Sul de Flag Football em três ocasiões (2018, 2022 e 2023), e agora conquistou o primeiro título brasileiro.
Florianópolis ainda conta com um time feminino, o Desterro Atlantis, que tem dois títulos do Regional Sul de Flag Football (2022 e 2023), e um 4º lugar no campeonato nacional, no ano passado. No final de novembro, nos dias 24 e 25, em São Paulo, as meninas de Florianópolis também irão atrás do inédito título de campeãs brasileiras.
O que é o flag football?
O Flag Football é um esporte derivado do futebol americano. Flag significa bandeira, e se refere às fitas ou bandeirinhas que os atletas da modalidade levam amarradas nas cinturas, e que devem ser retiradas pelos adversários caso eles queiram parar as jogadas. Embora diferente do futebol americano, o objetivo no Flag Football é o mesmo: avançar a bola pelo território adversário e alcançar a zona final para marcar pontos, no caso, touchdowns.
A modalidade foi inclusa nos Jogos Mundiais de 2022, e recentemente, confirmada para as Olimpíadas de Los Angeles, em 2028.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO