Produção orgânica de banana é foco de curso em Santa Rosa do Sul
O curso reuniu 30 produtores da fruta nessa semana na comunidade de Peroba.
• Atualizado
“Produção Orgânica de Banana” foi o foco do curso que reuniu 30 produtores da fruta nessa semana na comunidade de Peroba, em Santa Rosa do Sul (SC). A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (FAESC), em parceria com a Epagri e Sindicato Rural de Jacinto Machado.
O evento foi destinado aos produtores que fazem parte do grupo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Fruticultura) do Sistema FAESC/SENAR-SC. A supervisora regional Sueli Silveira Rosa salienta que a produção de banana orgânica está conquistando cada vez mais espaço no sul, o que contribui para aumentar a renda de muitas famílias.
“O curso representou mais uma iniciativa que ajudará os produtores a aproveitarem os potenciais existentes em suas propriedades com melhor planejamento dos pomares e práticas adequadas de cultivo”.
Entre os destaques da programação estiveram a abordagem de temas como: manejo de doenças em bananal orgânico; desbrota, desfolha, densidade populacional e manejo de famílias; adubação em pomares orgânicos de banana, variedade para cultivo orgânico de bananas – potencialidades e desafios; entre outros.
O curso foi ministrado pelos seguintes palestrantes: engenheiro agrônomo Ricardo José Zimmermann da Epagri – Estação Experimental de Itajaí; engenheiros agrônomos Henrique Belmonte Petry e Márcio Sônego da Epagri Experimental de Urussanga; engenheira agrônoma Merielle Oliveira Almeida da Epagri EM Sombrio; engenheiro agrônomo Luiz Augusto Martins Peruch da Epagri Departamento Estadual de Marketing e Comunicação; além do engenheiro agrônomo Marcelo Mendes de Haro da Epagri Estação Experimental de Itajaí.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL
O Sistema FAESC/SENAR, juntamente com suas parcerias vem contribuindo para o fortalecimento da fruticultura orgânica no Estado com o Programa de Assistência Técnica e Gerencial. Segundo a coordenadora estadual da ATeG, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, a iniciativa é um processo educativo com metodologia fundamentada em ações de diagnóstico, planejamento, adequação tecnológica, formação profissional do produtor e análise de resultados. “A intenção é melhorar a qualidade do fruto tanto no que se refere ao sabor quanto no aspecto visual, garantindo um produto com todas as suas características nutritivas”.
O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, afirma que a ATeG com foco na fruticultura está revelando grandes potenciais no Estado. O investimento na produção de bananas orgânicas é um dos exemplos que vêm conquistando bons resultados. “Nossos produtores são dedicados e não medem esforços para colocar em prática as orientações que recebem no programa de assistência técnica que oferecemos. Tudo indica que a fruticultura catarinense continuará sendo pauta de excelentes notícias”.
O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta o expressivo desempenho do setor de fruticultura no Estado ao mencionar dados da Epagri/CEPA, que apontam mais de 14 mil fruticultores em território catarinense.
“Somos o quarto produtor nacional de banana e estamos conquistando visibilidade com outras culturas como, por exemplo, a maçã e a pitaia. A produção de frutas orgânicas está crescendo e não temos dúvidas de que as ações do SENAR/SC, da Epagri e outras entidades contribuem significativamente para atingirmos os melhores resultados”.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO