Marfrig adota blockchain para ampliar monitoramento da cadeia de produção
O projeto está em fase de implementação e será disponibilizado a todos os produtores a partir de agosto.
• Atualizado
A Marfrig lançará em agosto um sistema que usa blockchain para ampliar o monitoramento de fornecedores de gado e para alcançar a meta de uma cadeia de produção livre de desmatamento até 2030, informou a empresa à CarneTec na semana passada. A Conecta é uma plataforma blockchain na qual o produtor poderá se cadastrar e incluir dados de suas propriedades e dos rebanhos, como certificações socioambientais exigidas para permitir o fornecimento à Marfrig, entre outros.
O projeto está em fase de implementação e será disponibilizado a todos os produtores a partir de agosto. A adesão ao aplicativo será voluntária.
“O objetivo é estabelecer uma ferramenta robusta que seja a principal aliada ao dia a dia dos nossos parceiros, trazendo mais eficiência e rentabilidade”, disse o diretor de Sustentabilidade e Comunicação da Marfrig, Paulo Pianez.
A Marfrig monitora atualmente 50 mil parceiros em todo o Brasil, ou 100% dos fornecedores diretos de gado, além de 62% dos produtores indiretos da cadeia no bioma Amazônia e 47% da cadeia no Cerrado. A empresa lançou em 2020 o Programa Marfrig Verde+, que visa ampliar o monitoramento para garantir que a cadeia de fornecimento esteja livre de desmatamento até 2030.
A processadora de carne bovina já utiliza um sistema de geomonitoramento via satélite, em tempo real, nos biomas Amazônia e Cerrado, para identificar irregularidades e adota um protocolo de compra de gado que cruza as informações solicitadas aos fornecedores com dados públicos. Com a plataforma Conecta, a Marfrig terá mais uma ferramenta para monitoramento e verificação dos produtores, dando suporte para que pecuaristas possam regularizar sua atividade.
A plataforma Conecta é dividida em duas ferramentas: o Conecta Mobile, aplicativo para celular em que o produtor pode gerir suas propriedades, e o Conecta Web, site onde o produtor, a Marfrig e parceiros escolhidos pelo produtor consultam dados e podem apoiar o produtor a solucionar eventuais pendências. A Marfrig disse que pretende ampliar a funcionalidade da Conecta no futuro, inserindo outros públicos, como clientes das redes de varejo e restaurantes, além de financeiras e empresas do ramo de insumos.
Fonte: CarneTec
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO