Agro de SC se manifesta contrário à iniciativa da UFSC de criar novo curso
"Em defesa das 183 mil propriedades rurais de SC, registramos nosso protesto"
• Atualizado
Entidades do setor agropecuário de Santa Catarina emitiram uma nota nesta tarde de quinta-feira (8), se posicionado contrárias à decisão da Universidade Federal de Santa Catarina de criar um novo curso com o título: “Reforma Agrária Popular, Agroecologia e Educação do Campo: alimentação e educação no enfrentamento ao agronegócio e às pandemias”. A nota foi assinada por José Zeferino Pedrozo, Presidente da FAESC; José Walter Drech, Presidente da FETAESC; Luiz Vicente Suzin, Presidente da Ocesc; e, Arno Pandolfo, Presidente da Fecoagro.
Leia abaixo na íntegra:
As entidades do setor agropecuário de SC manifestam-se oficialmente a respeito da inoportuna, inconsequente e inadequada decisão da UFSC de criar um curso que afronta a mais reconhecida, avançada, tecnológica, desenvolvida e indispensável atividade econômica e social no nosso estado – o Agronegócio.
Não apenas como atividade produtiva e competitiva, a nossa agropecuária também é a supridora de alimentos, até mesmo para aqueles que defendem conceitos questionáveis sobre o setor.
Criar um curso com nítido viés ideológico, propondo ataque ao agronegócio, atividade que está solidificada e reconhecida mundialmente como garantidor da sobrevivência humana, é ignorar o óbvio no avanço tecnológico, na ciência, na pesquisa e na inteligência humana, é inconcebível.
Atacar o Agronegócio através de um “Curso Universitário”, não é educar e formar as pessoas, na nobre missão de uma Universidade mantida com recursos públicos, inclusive com privilégios financeiros questionáveis, se comparado com a maioria dos profissionais brasileiros, com defesa corporativista em um país com renda salarial tão desigual, é no mínimo um contrassenso.
A infeliz ideia de criar um curso que pretende agredir o setor agropecuário, é procurar problemas sem justificativa plausível.
Por essa razão, somos contrários à iniciativa da UFSC, de criar um curso com o título: “Reforma Agrária Popular, Agroecologia e Educação do Campo: alimentação e educação no enfrentamento ao agronegócio e às pandemias”.
Em defesa das 183 mil propriedades rurais de SC, registramos nosso protesto.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO