De uma redação escolar a Nova York: mãe e filho de SC se tornam autores internacionais
A dupla vai lançar o livro em Nova York e também em Miami
• Atualizado
	A escritora e jornalista Emily Sany, natural de Florianópolis, e seu filho Miguel Machado, de apenas 12 anos, tiveram uma história escrita em conjunto selecionada para integrar o livro “Histórias para Imaginar e Brincar”. A obra faz parte de um projeto que combina literatura, criatividade e impacto social, reunindo autores de diferentes regiões do país.
Membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB), Emily celebra a conquista ao lado do filho, que já demonstra talento precoce para a escrita. A dupla representa Santa Catarina na coletânea, que busca incentivar a leitura e o desenvolvimento da imaginação entre crianças e adolescentes.
A obra faz parte de uma iniciativa da AILB, com organização da Focus Brasil Foundation e da Underline Publishing. O projeto tem como propósito incentivar a leitura e a escrita entre crianças e jovens, além de promover a língua portuguesa no exterior.
Cada autor participante tem seu texto publicado em uma obra lúdica e interativa, e, a cada inscrição, um exemplar é doado a uma escola comunitária de ensino da língua portuguesa. O lançamento do livro acontece no Consulado-Geral do Brasil em Nova York, no dia 14 de novembro, e no Consulado-Geral do Brasil em Miami, no dia 20 de novembro, com tarde de autógrafos. A obra também será apresentada na Miami Book Fair 2025, uma das maiores e mais importantes feiras literárias dos Estados Unidos.
Uma história de criatividade e afeto
A ideia de participar surgiu quando Emily encontrou uma história inacabada escrita por Miguel para um trabalho escolar.
“Quando eu li o texto que ele escreveu, fiquei surpresa com a criatividade e o domínio das palavras. Miguel sempre teve muitos livros em casa, cresceu lendo. Nas escolas americanas, os alunos escolhem disciplinas extras além das obrigatórias, e no ano passado ele optou pela orquestra e pela classe de escrita. Isso foi um divisor de águas na sua primeira e nova carreira: escritor”, conta Emily.
A escritora decidiu apenas escrever o final da história e inscrevê-la no projeto. O resultado foi uma das histórias selecionadas para compor o livro. “Fazer parte de um lançamento no consulado brasileiro em Nova York e em Miami, ao lado do meu filho e de autores reconhecidos, é uma grande alegria”, afirma a escritora, que já tem oito obras publicadas.
Miguel, que cursa o Middle School, adora jogar basquete, tocar violino, brincar com os amigos e ler, um hábito incentivado desde a infância. “Eu sempre gostei muito de ler. Meu quarto é cheio de livros. Desde pequeno, minha mãe lia muitas histórias para mim. Meu primeiro presente quando nasci foi um livro, e eu o guardo com muito carinho”, conta o jovem autor.
Com apenas 12 anos, Miguel é o autor mais jovem da coletânea, superando o recorde da própria mãe, que publicou seu primeiro livro aos 15. “Sinto uma alegria imensa em ver que, aos 12, ele já tem sua primeira história publicada. Tenho certeza de que será a primeira de muitas”, celebra Emily.
Literatura catarinense com destaque internacional
Além dos lançamentos, o Focus Brasil realizará de 12 a 14 de novembro, no Consulado-Geral do Brasil em Nova York, o VII Encontro Mundial de Literatura Brasileira, com painéis, palestras, lançamentos, debates e premiações promovidos pela AILB.
Em Miami, o evento acontece de 19 a 23 de novembro, durante a Miami Book Fair e no Consulado-Geral do Brasil, reunindo escritores, editoras, acadêmicos e leitores em uma celebração da cultura e da literatura em língua portuguesa. “A Academia Internacional de Literatura Brasileira e o Focus Brasil realizam, todos os anos, projetos incríveis que fortalecem nossa cultura e o amor pela língua portuguesa”, conclui Emily Sany.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO