Custa R$0,00 apoiar um amigo na internet
Se você já criou algo na internet, sabe a importância do engajamento das pessoas.
• Atualizado
Vou começar com um exemplo: quando um colega te envia um convite para uma página que ele criou de uma empresa, em uma determinada rede social, o que você faz? Pode ser que você seja aquele tipo de pessoa que ignora totalmente, também pode ser daqueles que passa a seguir a página, dá um like e para por aí. Ou você pode ser aquele amigo que ajuda e dá um empurrãozinho, seguindo a página, dando uma curtida, comentando – algo positivo e construtivo – e compartilhando.
Se você já criou algo na internet, sabe a importância do engajamento das pessoas. É preciso uma espécie de aprovação – e dos cliques – para o negócio crescer: ter mais visualizações, ter mais seguidores. É claro que aquilo que tem um conteúdo bacana e com visual atrativo tende a dar mais resultado. Mas você vai concordar comigo que tem muita coisa, muita ideia e muita gente boa precisando ser vista, não é verdade?
Sem contar que as redes sociais se tornaram o ganha-pão de milhares de pessoas agora na pandemia. Um levantamento da consultoria Kantar, apontou que plataformas como Facebook, WhatsApp e Instagram tiveram um crescimento de 40% nos últimos meses, possibilitando que empresas se mantivessem ativas no mercado e gerassem novas oportunidades de trabalho.
A minha reflexão aqui hoje é trazer a ideia de que a partir de pequenas atitudes nós podemos incentivar novos projetos e apoiar alguém que precisa dessa atenção, principalmente quando o negócio está no começo. Essa motivação, que aqui na internet vem por meio dos cliques, pode fazer toda a diferença.
Eu não poderia finalizar esse texto sem citar a pessoa que eu conheço que mais pratica esse “incentivo virtual” e que provavelmente vocês conhecem: Cibelly Favero. A minha colega de apresentação do SBT Meio-dia, colunista aqui do SCC10, minha amiga, nem deve imaginar que eu a admiro (também) por esse motivo. Você posta uma foto, ela curte e comenta. Anuncia uma Live, ela compartilha, convida os seguidores dela e assiste. Ela se faz presente na vida – e nos negócios – das pessoas mesmo que de uma forma online. E como é gostoso receber esse carinho! Eu mesma comecei a dar uma atenção muito maior nesse sentido ao notar esse comportamento da Ciba (é assim que a chamamos nos bastidores).
O título dessa coluna “Custa R$ 0,00” foi uma tag que esteve entre os assuntos mais comentados do twitter durante a pandemia. Milhares de usuários se juntaram nessa campanha para auxiliar no compartilhamento de projetos dos mais variados tipos.
Navegar nas redes sociais, nas fotos, nos feeds, nos perfis já faz parte da nossa rotina. E fazer isso apoiando as pessoas pode ser ainda mais prazeroso. E o melhor, é de graça! Vamos tentar? Vamos nos inspirar na Cibelly Favero?
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO