Colunistas Compartilhar
Tatiana Tendo Tempo

Como organizar a casa de praia com o fim da temporada de verão

Tempo de ir a praia apenas no fim de semana, aproveitar um pouco mais a cidade e também organizar a casa de veraneio.

• Atualizado

Tatiana Bozzano

Por Tatiana Bozzano

Casa del Mar aposta na essência da vida na praia. Divulgação
Casa del Mar aposta na essência da vida na praia. Divulgação

Fevereiro é o mês que os veranistas começam a voltar, aos poucos, à rotina normal. É tempo de ir à praia apenas no fim de semana, aproveitar um pouco mais a cidade e também organizar a casa de veraneio.

Não dá para vacilar nesse momento pois sabemos o quanto é difícil a manutenção de uma casa no litoral, quanto mais próximo do mar, mais cuidado devemos ter por conta da alta umidade e maresia.

Pensando nisso, seguem algumas dicas para preservar sua casa até a próxima temporada:

Contrate prestadores de serviço de confiança

Infelizmente, não se pode confiar em qualquer profissional. O ideal é buscar por empresas reconhecidas pelo mercado ou por indicação, a fim de evitar quaisquer transtornos como a possibilidade de passar informações da sua casa para pessoas estranhas. Contrate somente pessoas que tenham bons antecedentes e que sejam confiáveis.

Conheça os seus vizinhos

Conhecer seus vizinhos e ter um bom relacionamento com eles é uma ótima maneira de aumentar a segurança do imóvel de praia. A vizinhança costuma ficar de olho nos arredores podendo, assim, informar sobre qualquer movimentação suspeita. Além disso, você pode fechar uma parceria com eles e pedir que observem mais a sua casa, principalmente em períodos que não tiver ninguém lá.

Visite regularmente o imóvel

É sempre bom o proprietário visitar a casa. Ficar muito tempo sem vê-la pode dar a entender que ela está abandonada, e é nesse momento que os bandidos aproveitam. Portanto, não espere até as férias para ir até o seu imóvel de praia novamente.

Tenha o hábito de checar a residência de tempo em tempos. Ao chegar na casa ou no apartamento de veraneio, observe as travas das portas e janelas, cheque se as instalações elétricas estão funcionando, verifique se há rachaduras e outros detalhes que podem colocar a segurança em risco.

Invista em sistemas de segurança

Os sistemas de segurança são bons aliados contra invasões. Pense na possibilidade de investir em monitoramento eletrônico, alarmes, empresas de vigilância, circuito interno de vídeo e tecnologias integradas que permitem a comunicação com você se houver algum sinistro na residência praiana. Contratar um seguro de imóveis também pode ser interessante.

Outros cuidados importantes:

  • Portões, portas e janelas são os primeiros a enferrujar, principalmente se estiverem com a pintura descascada ou com ferro exposto. Portanto, cuide da pintura para evitar trabalho e gastos no futuro.
  • Proteja as madeiras com óleo de peroba ou com outro produto para lustrá-lo.
  • Tampe os ralos colocando rolinhos com areia para evitar a entrada de insetos.
  • CUIDADOS COM O MOFO, a melhor solução é a ventilação. Então, se possível, deixe alguma janela ou qualquer outra opção que permita a entrada de ar nos ambientes, mas não se esqueça de deixar o imóvel em segurança. O mofo pode ser agravado caso existam infiltrações e goteiras, pois elas aumentam a umidade e pioram os problemas com fungos. Então, antes de sair do imóvel, verifique se não há telhas quebradas ou canos furados. Os impermeabilizantes podem ser uma ótima saída para quem quer se prevenir de possíveis problemas com infiltrações.
  • Deixe as PORTAS dos cômodos e dos armários ABERTAS. Além disso, utilize produtos anti mofo.
  • Tire todos os ELETRODOMÉSTICOS e ELETRÔNICOS das tomadas. Antes de guardar os ELETRO-ELETRÔNICOS, limpe-os e seque-os para evitar que a umidade cause mofo. Se estes forem guardados em armários, após as férias, deixe as portas abertas para facilitar a ventilação e os cubra com um tecido chamado “olhado”, ele é impermeável por fora e felpudo por dentro. É muito fácil encontrá-lo em lojas de tecido. O importante é cobrir por causa das corrosão causada pela maresia, mas a cobertura tem que ser feita de uma forma que o eletrônico possa “respirar”.
  • O ideal é DESLIGAR a GELADEIRA, mas se a casa for usada fora da temporada, retire da geladeira alimentos com validade próxima ou perecíveis e a deixe ligada na intensidade mínima de resfriamento. Além de evitar qualquer dano no aparelho, por conta da perda de gás do motor, ainda economiza de 20% a 30% de energia.
  • Desligue a CHAVE GERAL do apartamento. Se for casa, desligue todas as chaves possíveis e mantenha ligada apenas a chave que garante a luz externa.
  • O que teve contato com ÁGUA SALGADA ou AREIA deve ser lavado em água doce e seco ao sol antes de ser guardado. Isso inibe os danos causados pelo sal e maresia.
  • Retire as ROUPAS DE CAMA, TRAVESSEIROS, ALMOFADAS e TOALHAS, lave-as, guarde-as limpas e secas dentro de embalagens à vácuo. Esse tipo de embalagem além de reduzir o espaço ocupado, também protege a peça armazenada contra umidade, maresia, fungos, bactérias, odores, pó e insetos.
  • Não cubra as camas com lençóis ou cobertores. Deixe os COLCHÕES descobertos ou com uns capa própria de TNT, para poderem receber ar e evitar o MOFO.
  • NÃO DEIXE MÓVEIS EXPOSTOS AO TEMPO — mesmo aqueles próprios para áreas externas terão vida mais longa se forem abrigados em lugares secos e longe da luz solar.
  • Tire o pó e outros resíduos dos MÓVEIS, cobrindo-os em seguida, a fim de evitar que se manchem e fiquem novamente empoeirados.
  • VENTILE e LIMPE. Um dos problemas de casas de praia é que muitas vezes elas ficam meses fechadas. Com isso, podem acumular poeira, mofo ou bolor, que são prejudiciais à saúde. O ideal é fazer visitas periódicas ao imóvel, ou ter alguém como um caseiro ou vizinho de confiança, que possa abri-la regularmente para diminuir esses problemas.

Cuidados com a piscina e caixa d´água

É comum em casas de praia a instalação de piscinas, e elas precisam de cuidados. Primeiro, não dá para deixá-la com água parada por meses, para evitar a proliferação de insetos, dentre eles, o mosquito transmissor da dengue. No entanto, também não é recomendado que fiquem vazias, pois isso pode danificar o material no qual são feitas e até arruiná-la para sempre. A solução, nesse caso, é ter alguém que faça manutenção constante para atacar os dois problemas e o ideal é deixar a piscina coberta por uma capa impermeável. A caixa d’água também precisa passar por higienização periódica.

Atenção ao jardim

Vegetação em casas de praia são muito comuns e também importantes, pois ajudam a refrescar o ambiente. O gramado demanda um cuidado especial, tanto para evitar que cresça demais e atraia animais, quanto para que não seja danificado. No inverno, o ideal é que sejam feitos ao menos dois cortes por mês, já durante o verão, a frequência deve ser semanal.

Mantenha a dedetização em dia

Se sua casa de praia fica próxima de terrenos baldios, ou mesmo por ficar muito tempo fechada, provavelmente receberá visitas indesejadas de baratas, ratos e aranhas. A dica para evitar isso é simples: mantenha a dedetização em dia, de preferência programando a renovação para alguns dias antes de voltar a usar o imóvel.

Faça uma REVISÃO GERAL nos móveis para verificar se não há nada danificado. Caso haja algum dano, se organize para que seja CONSERTADO até a próxima temporada

Seguindo todas essas dicas, certamente você terá sempre sua casa de praia impecável.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.