Verdadeiro homem que resgatou baleia em SC desmente farsante; assista
No 'leia mais' você confere a matéria anterior com a errata
• Atualizado
Um homem, identificado como Paulo Oliveira, se entitulou como o responsável pelo resgate de uma baleia que estava presa em uma rede de pesca, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Depois da repercussão, um segundo homem resolveu desmentir o farsante após pedidos de dinheiro e venda de equipamentos aquáticos.
Leia Mais
No vídeo publicado em colaboração com o fotógrafo que registrou o momento do resgate, o homem, identificado como Marcos Antônio Souza, revela que em meio a repercussão do caso, resolveu elucidar o caso. “Então, dentro desse quadro, que é grave, ele pode, dentro das autoridades que analisam, se enquadrar como um crime, eu estou aqui, me expondo, para as pessoas. E a gente vê o indivíduo sendo oportunista, estou aqui me apresentando justamente para deixar claro,não deixar dúvidas, não ludibriar as pessoas da forma como está sendo realizado“, disse entristecido.
Marcos revela como aconteceu o resgate
Marcos relata: “Sexta-feira (11), tomando conhecimento a partir do vídeo do Carlos Anselmo, tomei a decisão de ter que fazer algo. Me reportei com maiores informações, porque eles estavam acompanhando, todos os dias e toda a ação realizada pelos órgãos competentes, conversamos, fizemos levantamento, tivemos cautela, analisamos todas as circunstâncias e fizemos o stand-up”, disse.
Ele continua relatando o resgate.
“O Anselmo, por olhar, se posicionou e identificou onde estava a baleia. Nesse percurso, eu passei por algumas baleias, inclusive com filhote e ao chegar mais próximo estava ela já agoniada e paradinha. Então eu não hesitei, com a devida cautela, com o devido conhecimento, eu fui com essa nadadeira pessoal e um canivete dentro da minha manga, para que eu pudesse cortar a rede. À noite, a gente cria um gancho improvisado para fazer a aproximação da baleia com a maior cautela, e o menos invasivo possível. Nesse processo, a gente pega essa rede, que não foi deixada no mar, e trouxemos ela”, registra.
Marcos conta que o momento foi lindo e gratificante, além de sentir que fez o que um ser humano de verdade faz. “Depois eu pedi perdão, muito perdão para ela na hora”, diz emocionado.
O verdadeiro salvador da baleia reforça ainda o pedido de cautela. “Eu peço total atenção, para não caírem nesse jogo que fizeram. Porque eu estava tranquilo, começaram a falar de luta, se teve decreto, mas não teve nenhuma manifestação oficial”, diz.
Homem se passa por ‘salvador’ e pede dinheiro para conseguir sair de SC
Identificado anteriormente como Paulo Oliveira, o falso salvador relata uma história triste de que ao ver a baleia no local, com o filhote, lembrava dos momentos difíceis na vida que ele acabou passando.
Nas redes sociais, o farsante posta conteúdos dizendo que está vendendo objetos aquáticos para conseguir dinheiro e voltar para o estado de origem. Em um dos posts, ele relata que uma das pessoas que teria comprado um dos objetos, estaria se passando por ele e pedindo dinheiro também.
O homem relata ainda que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iria aplicar uma multa sobre ele por ter feito o resgate. No entanto, ao SCC10, o órgão disse que não emitiu nenhuma nota oficial sobre o caso.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO