Polícia Federal divulga nomes de líderes do Comando Vermelho presos em SC
Suspeitos atuavam como “idealizadores de missões” da facção e planejavam ações violentas no país
• Atualizado
Uma megaoperação nacional da Polícia Federal, chamada “Colisão pela Paz”, resultou na prisão de líderes do Comando Vermelho (CV) em Santa Catarina e em várias cidades do Pará na sexta-feira (31). A ação foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará (FICCO/PA).
Além de Florianópolis e Brusque, a operação ocorreu nas cidades paraenses de Belém, Tomé-Açu, Paragominas, Tailândia, Santa Izabel do Pará, Salinópolis, Castanhal e Abaetetuba.
Os suspeitos atuavam como “idealizadores de missões”, responsáveis por planejar e coordenar ações violentas, incluindo homicídios, roubos, incêndios e ataques contra servidores públicos.
O objetivo da operação era desarticular uma organização criminosa transnacional envolvida em tráfico de drogas, extorsões, homicídios, incêndios a veículos e ataques a agentes de segurança pública. Ao todo, foram expedidos 33 mandados de prisão preventiva, a maioria contra criminosos já foragidos do sistema prisional. Até o momento, nove prisões foram efetuadas.
Segundo informações repassadas pela Polícia Federal à coluna, entre os presos em Santa Catarina estão:
- Ruan Lira Rodrigues – “R2”, em Brusque/SC
- Alessandro Magno Dias – “F20”, em Florianópolis/SC
Já no Pará, foram presos:
- Bruce Wilyan Costa da Silva – “Mago”, em Santa Izabel do Pará
- Adailson Abreu da Conceição – “Índio”, em Tomé-Açu
- Charles Amaral da Silva – “Índio”, em Paragominas
- Eryson Antonio Costa de Morais – “Menor 22”, em Tailândia
- Luiz Henrique Santiago Santa Brígida – “LH47”, em Salinópolis
- Patrick Rodrigues Guedelha – “MD”, em Abaetetuba
- Ewerton Pereira da Cunha – “B12”, em Castanhal
A operação foi autorizada pelo Tribunal de Justiça do Pará, após representação da FICCO/PA junto à Vara de Combate ao Crime Organizado, com apoio do GAECO. Participaram também diversas forças de segurança públicas, incluindo Polícia Civil, Polícia Federal, SEAP/PA, Delegacias de Homicídios e Núcleos de Apoio à Investigação em várias cidades, além da Coordenadoria de Operações Especiais da Polícia Civil de Santa Catarina (CORE/SC).
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO